No âmbito das comemorações dos 40 anos do CEF
cartaz

Organização: CEF - Centro de Estudos Florestais

Data: 25 de novembro :: 21h

Local: Salão Nobre do ISA

Evento contará com a Orquestra de Câmara do Conservatório de Sintra, com direção de Paula Pestana.

Palestrante: Drª Fernanda Bessa, colaboradora do CEF

Auxiliar do Homem há mais de trezentos milénios, a madeira é utilizada para fabricar instrumentos musicais há mais de 10 mil anos.
Mas como se dá essa transformação das árvores em música? A resposta vai ser dada pela investigadora do CEF, Fernanda Bessa, no dia 25 de Novembro, pelas 21h, no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia. A Palestra/Concerto conta com a participação da Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de Sintra, sob direcção de Paula Pestana.
Fernanda Bessa não vai apenas falar dos estudos que tem feito sobre a utilização da madeira para a construção de instrumentos musicais, vai também interagir e tocar com a orquestra.
A Palestra/Concerto "Como as árvores se tornam música" está integrada nas comemorações dos 40 anos do Centro de Estudos Florestais do ISA que se estão a assinalar ao longo deste ano de 2016.

FERNANDA BESSA
Fernanda Bessa é investigadora no Centro de Estudos Florestais do ISA. Tem um Doutoramento em Engenharia Florestal pelo Instituto Superior de Agronomia com a tese de dissertação “Criação de uma xiloteca electrónica (e-xiloteca) tropical e sua utilização para identificação e caracterização de madeiras com fins científicos e económicos” (Novembro de 2009).
É investigadora na área da xilologia e tem um percurso pessoal e profissional ligado ao ensino, investigação e curadoria na área das madeiras tropicais, assim como à coordenação, ensino e formação na área da formação musical. É também Coordenadora Educativa do Centro Ciência Viva de Sintra.

ORQUESTRA DE CÂMARA DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SINTRA
A Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de Sintra é um dos ensembles de alunos e professores mais antigos do Conservatório, integrando elementos que já não são alunos, mas quiseram continuar a participar no grupo. Sob a direcção dos professores Paula Pestana, Pedro Teixeira e Luís Estevão da Silva, a Orquestra é constituída por cerca de 30 alunos e trabalha um repertório diversificado, com especial atenção para obras de compositores portugueses.
Ao longo dos anos tem colaborado frequentemente com o Coro Leal da Câmara na interpretação de diversas obras de Mozart e Schubert. Tem também actuado em vários espaços com destaque para o Mosteiro dos Jerónimos, Igreja de São Martinho (Sintra), Basílica do Palácio Nacional de Mafra, Centro Ciência Viva de Sintra, Palácio Foz e Museu da Cidade, em Lisboa.

Imagens recolhidas no Centro Ciência Viva de Sintra, em Setembro de 2012.