You are here

O Sequeiro e a Água - Um Debate Sobre o Futuro dos Sistemas Extensivos do Sul

17 OUTUBRO, 9h00 | Cine-Teatro Marques Duque, Mértola
conf

"Um Debate Sobre o Futuro dos Sistemas Extensivos do Sul" é o tema da conferência que se irá realizar no dia 17 de outubro 2023, pelas 9h00, no Cine-Teatro Marques Duque, em Mértola.

Trata-se de uma iniciativa, promovida pela Cooperativa Agrícola do Guadiana e a Associação de Criadores de Porco Alentejano, em conjunto com a Associação Portuguesa de Economia Agrária, o INAV e a Ordem dos Engenheiros.

"A motivação para a organização desta conferência vem na sequência de praticamente uma década de anos secos, em que os sistemas agrícolas extensivos do Sul do Baixo Alentejo – fundamentalmente sistemas de sequeiro – se vêem confrontados, no curto prazo, com sérios problemas de viabilidade, que podem comprometer, num futuro relativamente próximo, a sua continuidade.

O potencial lesivo que esta situação encerra, não só para estes sistemas de agricultura, mas também para os territórios em que estão implantados, aconselha uma reflexão profunda acerca das principais dimensões do problema e das eventuais soluções, desde a agronómica e a hidrológica, passando pela social, económica e territorial, até – e com particular destaque – à política agrícola.

Esta conferência pretende ser o primeiro passo de um processo de construção de soluções que permitam às explorações agrícolas destas regiões responder ao quadro climático atual, mantendo um tecido produtivo que, além da função económica, contribua para a estruturação social e territorial desta fatia significativa do território nacional.

A conferência tem participação gratuita, mas sujeita a inscrição (obrigatória) em: https://lnkd.in/dkiAuKGf"

https://alentejo.sulinformacao.pt/2023/10/mertola-recebe-conferencia-sobre-o-sequeiro-e-a-agua/

Contará com a presença dos Professores José Manuel Lima Santos, Manuela Chaves, Raul Jorge e Fernando Oliveira Baptista, do Instituto Superior de Agronomia.

Documentos: 
  • RSS
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube