IV Jornadas de Equinicultura
Organização: Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica, Associação Internacional de Estudantes de Agricultura (IAAS) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Data: 14 a 16 de abril
Local: Aula Magna, UTAD
Objectivos
Passados 16 anos sobre a realização das I Jornadas, a organização vem nesta edição retomar o carácter técnico e cientifico das mesmas, organizando um ambiente de disseminação e debate em torno de temas que estão na vanguarda internacional na área da produção equina.
Com a estreita e privilegiada colaboração da Comissão Equina da Federação Europeia de Ciência Animal (EAAP), a organização apresenta um programa interdisciplinar e com oradores de renome nas diversas áreas.
Numa altura em que as apostas hípicas foram já regulamentadas, a produção equina apresenta-se como uma das produções animais com maior potencialidade de desenvolvimento. Esta produção animal trabalha em estreita ligação com o meio rural, a manutenção da paisagem, áreas de pastagem, desenvolvimento social e humano, novas potencialidades de turismo, sem descurar a importância económica do cavalo de desporto, a evolução na área da genética e genómica, entre outros temas. Assim, estas Jornadas têm como principal objectivo juntar os principais agentes envolvidos em torno do cavalo, nas suas diferentes vertentes, para que se discuta a importância desta espécie animal e o seu potencial económico para o país.
Estas jornadas serão ainda uma oportunidade para que detentores de cavalos, técnicos, investigadores, e outros profissionais do sector possam trocar ideias, e, esperamos, para que se faça uma ponte entre o conhecimento técnico e cientifico existente e as necessidades práticas do dia-a-dia desta espécie animal.
A organização propõe a realização de workshops técnicos no dia 14, seguindo-se nos dias 15 e 16 as jornadas, com diferentes sessões temáticas, cada uma com oradores convidados, e apresentações de trabalhos submetidos, promovendo assim o debate generalizado em torno das temáticas abordadas.