You are here

Hack for Good @ Home - até 16 de maio de 2021

Inscrições até 16 de maio de 2021

Hack for Good @Home é uma maratona tecnológica exclusivamente digital. Uma Hackathon exclusivamente online para promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas sociais e ambientais. Esta segunda edição desta iniciativa é sobre eficiência hídrica no setor agroalimentar.

Vamos atribuir às três melhores ideias 5.000€ e a hipótese de testarem as suas ideias num piloto.

As inscrições são feitas através da plataforma da Taikai, através deste link: https://taikai.network/en/gulbenkian/challenges/hack-for-good-agua/prizes

Promotor: Fundação Calouste Gulbenkian
Âmbito territorial: Nacional
ODS: 4. Educação de Qualidade, 8. Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

2ª edição

Água – eficiência hídrica no setor agrícola

A segunda edição do Hack for Good @ Home é dedicada ao tema Água – eficiência hídrica no setor agrícola. Desta vez, procuram-se soluções tecnológicas para uma agricultura mais sustentável e eficiente no uso da água.

Em 2021, uma das grandes prioridades da Fundação Calouste Gulbenkian na área da Sustentabilidade é a consciencialização de toda a cadeia de valor associada à alimentação (agricultura, indústria agroalimentar, grande distribuição, consumidor) para a importância de uma gestão mais eficiente da água, através da iniciativa Gulbenkian Água.
 

O desafio

A atividade agrícola representa 75% da totalidade de água usada em Portugal. De acordo com o estudo O uso da água em Portugal, encomendado pela Fundação ao C-Lab e apresentado em 2020, a adoção de novas tecnologias, designadamente para gestão de rega, é fundamental na transição para uma agricultura mais sustentável e eficiente do ponto de vista hídrico.

No entanto, há ainda uma larga maioria de agricultores que não iniciou essa transição e que não mede a água que gasta (71% não têm contador de água), demonstrando que há ainda um longo caminho por fazer).

 

Quem pode participar

Para acelerar a transformação, a segunda edição do Hack for Good @ Home desafia estudantes e profissionais ligados às áreas tecnológicas, mas também à agronomia, a desenvolverem soluções inovadoras para a medição e a otimização do uso da água que possam facilmente ser adotadas pelos agricultores portugueses.

Para participar, basta reunir uma equipa com três a cinco elementos com formação em programação, engenharias, agronomia, sustentabilidade e outras áreas adequadas a dar resposta ao desafio lançado.

 

No dia 4 maio 2021 às 16h00 acontece o Webinar Hack for Good @Home – Água: Apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre a segunda edição do Hack for Good @Home