Agendas Temáticas de Investigação e Inovação
A FCT informa que, na sequência da Resolução do Conselho de Ministros nº 32/2016 de 3 de junho e em particular do definido no anexo “Compromisso com o Conhecimento e a Ciência: o Compromisso com o Futuro”, promoveu um processo de elaboração de catorze Agendas de Investigação e Inovação nos temas identificados em baixo. Neste momento, a FCT convida todos os interessados a colaborar no processo, enviando contribuições para as discussões em curso através do formulário, até ao dia 31 de maio de 2017. Pedimos por isso o vosso apoio para a divulgação deste convite.
As Agendas de I&I visam mobilizar os diferentes atores nacionais, contribuindo para encontrar respostas com base em conhecimento científico para diferentes desafios da sociedade. Espera-se que as Agendas de I&I contribuam para identificar desafios e oportunidades e fomentem a articulação entre diferentes atores do sistema de investigação e inovação em Portugal, numa perspetiva de longo prazo. Além de identificar os pontos fortes do país em cada tema, as agendas permitirão apontar áreas que se configurem como emergentes e promissoras para a comunidade de investigação e inovação portuguesa. A promoção destas agendas não interfere com o processo de abertura regular de concursos para financiamento promovidos pela FCT, em todos os domínios científicos.
As Agendas de I&I são desenvolvidas por elementos da comunidade científica e empresarial e de outros setores da sociedade portuguesa, especialistas em cada tema, em colaboração com a FCT, e contarão com os contributos de todos os que, a título individual ou institucional, queiram participar neste exercício.
A participação dos interessados é feita através da resposta a 4 questões, as quais pretendem avaliar desafios e perspetivas de futuro para a investigação e inovação em cada tema.
Antes da conclusão dos trabalhos, prevê-se ainda uma fase de apresentação e discussão pública de uma versão preliminar dos documentos.
Temas (siga o link para acesso ao formulário):
- Agroalimentar, Florestas e Biodiversidade
- Arquitetura Portuguesa
- Ciência Urbana e Cidades para o Futuro
- Cultura e Património Cultural
- Economia Circular
- Espaço
- Inclusão Social e Cidadania
- Indústria e Manufatura
- Mar
- Saúde, Investigação Clínica e de Translação
- Sistemas Ciberfísicos e formas avançadas deComputação e Comunicação
- Sistemas Sustentáveis de Energia
- Trabalho, Robotização e Qualificação de Emprego em Portugal
- Turismo, Hospitalidade e Gestão do Lazer