You are here

Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante

Fomentar o empreendedorismo junto das comunidades imigrantes

O ACM – Alto Comissariado para as Migrações promove desde 2009, em colaboração com diversas entidades, o Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante, o qual tem como objetivo fomentar o empreendedorismo junto das comunidades imigrantes, em especial aquelas que vivem em territórios de maior vulnerabilidade (Mais informações em: http://www.acm.gov.pt/-/programa-de-empreendedorismo-imigrante-pe-1). O Estudo de Avaliação de Impacto e Resultados do Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante conclui que o PEI demonstra ser capaz de responder a outros públicos para além daqueles que pareciam ser o seu alvo inicial, recomendando-se o seu alargamento a outras realidades. O PEI é considerado uma ferramenta maleável com capacidade de se adaptar a outros públicos uma vez que aborda áreas transversais a qualquer ideia de negócio ou pessoa.

Considerando: (1) as recomendações do estudo de avaliação atrás mencionado; (2) que a formação e a capacitação em empreendedorismo é cada vez mais uma ferramenta base para a inserção na vida ativa, (3) e que se verifica também uma tendência para o aumento de estudantes internacionais os quais poderão ter interesse em fixar-se em Portugal e aqui explorar a possibilidade de dinamizar um negócio, o ACM propõe-se a utilizar a metodologia do PEI junto de estudantes internacionais.

Neste sentido, o GAEM – Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante – irá iniciar a 2.ª edição do PEPEI no dia 14 de Abril de 2016.

Sendo que iremos realizar uma sessão de esclarecimento do PEPEI, no próximo dia 07/04, ás 17h no CNAI- Centro Nacional de Apoio ao Imigrante - Rua Álvaro Coutinho, n.º 14 |  1150-025 Lisboa.

Para informações e Inscrições contacte o 218106100 ou através do seguinte email gaem@acm.gov.pt