Um Planeta, uma Saúde, um Futuro


Laboratório para a sustentabilidade do uso da terra e dos serviços de ecossistemas

O Laboratório Associado TERRA congrega mais de 400 investigadores de cinco unidades de investigação de excelência e altamente complementares das Universidades de Lisboa e Coimbra (CEF, CEG, CFE, ISAMB, LEAF). As unidades de investigação convergem num tema comum: a sustentabilidade no uso da terra, tanto do ponto de vista do ecossistema como da população. É neste sentido que as atividades do laboratório abarcam toda a cadeia de valor, desde os recursos naturais e os serviços dos ecossistemas até à saúde ambiental e das populações humanas. Os objetivos declarados deste laboratório associado revestem-se de extrema importância para as políticas públicas, já que a sustentabilidade no uso dos recursos naturais é uma premissa fundamental para evitar desastres ecológicos e económicos.

O TERRA encontra-se organizado em cinco linhas temáticas (LT) que abordam temas importantes para as políticas públicas nacionais e europeias. Dispõe de excelentes instalações para o desenvolvimento da investigação, com laboratórios completamente equipados e equipamentos de campo. Juntamente com a participação em inúmeros programas de doutoramento e cursos de pós-graduação, constitui uma base para atrair e sustentar carreiras científicas e técnicas para os alunos de doutoramento.

Este laboratório para a sustentabilidade do uso da terra e dos serviços de ecossistema integra cinco unidades de investigação – na Universidade de Lisboa o LEAF e o CEF no Instituto Superior de Agronomia, o CEG no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e o ISAMB na Faculdade de Medicina; na Universidade de Coimbra o CFE.

O TERRA tem uma área de atuação vasta, trabalhando em temáticas tão diversas como: genética, pescas, aquacultura, energia, alimentação, agronomia, florestas, proteção de plantas, solos, doenças de plantas, fruticultura, horticultura, gestão ambiental, conservação, investigação polar, antropologia forense, planeamento urbano, migrações, turismo, ecologia, modelação numérica, saúde humana, riscos ambientais, sociedade, história, ecofisiologia, ecotoxicologia, produção animal, economia circular e apoio a políticas públicas.

Conhecimento, Sociedade, Políticas Públicas​​

O TERRA é um Laboratório Associado que enfrenta os desafios da sociedade e fornece respostas e aconselhamento aos sectores público e privado, quer através do envolvimento de cientistas, partes interessadas e decisores políticos para co-criar conhecimento e construir processos para o desenvolvimento sustentável e gestão de recursos naturais.

Áreas Científicas

  • Agricultura, Silvicultura e Pescas
  • Ciências da Terra e do Ambiente
  • Biotecnologia Agrária e Alimentar
  • Geografia Económica e Social
  • Ciências da Saúde

Objetivos

  • Apoio a melhores práticas de gestão
  • Apoio à tomada de decisões políticas para a utilização sustentável da terra
  • Apoio à carreira dos investigadores

TERRA