Nota Histórica
A Biblioteca do Instituto Superior de Agronomia (BISA) foi fundada em 1853, no quadro da criação do Instituto Superior Agrícola e da Escola Regional de Lisboa.
Em 1855, com a integração do ensino veterinário no Instituto Agrícola, incorporou o acervo relacionado com a Medicina Veterinária. Em 1911, com a reforma do ensino agronómico, a Biblioteca cindiu-se em duas, consequência da criação do Instituto Superior de Agronomia e da Escola Superior de Medicina Veterinária, ficando cada uma com a Informação Científica e Técnica inerente aos respectivos currículos.
Em 1917, o Instituto Superior de Agronomia, até então instalado no Palácio da Cruz do Taboado, mudou-se para a Tapada da Ajuda, sendo atribuído à Biblioteca o seu corpo central, onde permaneceu até Novembro de 2000, data em que foi transferida para o actual edifício, construído para seu uso exclusivo.
A BISA é nos dias de hoje a maior biblioteca nacional universitária especializada em Ciências Agronómicas. O acervo da BISA inclui mais de 110 000 documentos, incluindo monografias, teses, dissertações, periódicos e diverso material cartográfico, em suporte físico e digital.
O espólio da BISA reúne um património bibliográfico com mais de 100 anos de história dedicados à formação de profissionais da Agricultura, Floresta, Tecnologias e Arquitetura Paisagista. Deste património fazem parte alguns tesouros, como os exemplares de livros do sec. XVII e XVIII dedicados ao estudo das plantas.
O acervo da BISA inclui material bibliográfico com uma abrangência geográfica muito alargada, destacando-se o material documental relacionado com os Países de Língua Oficial Portuguesa, onde se incluem teses, dissertações, livros e diverso material cartográfico ultramarino.