16/12/2016 - 00:00

Prémio Jovem Enólogo/Viticólogo da Associação Portuguesa de Enologia (APE) atribuído ao trabalho: "Contributo para o estudo da influência da nanofiltração na razão isotópica 87Sr/86Sr do vinho", inserido na linha de investigação do LEAF dedicada à Qualidade e Autenticidade do Vinho (razão isotópica de estrôncio 87Sr/86Sr como marcador da origem geográfica/Terroir).

O trabalho de investigação Contributo para o estudo da influência da nanofiltração na razão isotópica 87Sr/86Sr do vinho, da autoria de Cíntia Alexandra Antunes Moreira, foi distinguido com o Prémio Jovem Enólogo / Viticólogo 2016 da Associação Portuguesa de Enologia (APE). Trata-se de um trabalho desenvolvido no âmbito de uma dissertação de mestrado (Engenharia Química, Instituto Superior Técnico), orientada por Sofia Catarino (Instituto Superior de Agronomia) e M. Norberta de Pinho (IST). Este trabalho insere-se numa das linhas de investigação do LEAF: Qualidade e Autenticidade do Vinho (razão isotópica de estrôncio 87Sr/86Sr como marcador da origem geográfica/Terroir).

Os critérios de avaliação foram:

  • Rigor científico e técnico;
  • Inovação e originalidade;
  • Interesse para o sector vitivinícola / aplicabilidade prática.


O Prémio foi entregue no dia 16 de Dezembro, no decorrer das Palestras de Outono desta Associação, nas instalações da empresa José Maria da Fonseca Vinhos.