11/07/2016 - 00:00


Prémio OIV 2016 - Enologia atribuído ao livro “Química Enológica - métodos analíticos. Avanços recentes no controlo da qualidade dos vinhos e de outros produtos vitivinícolas”

O Júri de Prémios da OIV-Organização Internacional da Vinha e do Vinho decidiu atribuir o Prémio OIV 2016, na categoria de Enologia, ao livro “Química Enológica – métodos analíticos. Avanços recentes no controlo da qualidade dos vinhos e de outros produtos vitivinícolas”.

Na edição do Prémio OIV 2016, foram atribuídos 12 prémios e 13 menções honrosas (nas diferentes categorias) a partir de 76 candidaturas recebidas. A presente edição deste prestigiado Prémio foi, segundo comunicado da OIV, uma “grande colheita” dada a qualidade das obras em competição. Estiveram representados 27 países, um recorde desde a criação do Prémio OIV.

O livro premiado "Química Enológica - métodos analíticos” teve a coordenação científica de A.S. Curvelo-Garcia e de Paulo Barros, com nota de abertura de Fernando Bianchi de Aguiar e prefácio de Jorge Calado. Os investigadores do LEAF Sofia Catarino e Raúl Bruno de Sousa contribuíram na redacção dos capítulos “Constituintes ácidos de mostos e vinhos” (S. Catarino); “Glúcidos” (S. Catarino); “Composição mineral dos vinhos. Ocorrência de metais contaminantes” (S. Catarino, R. Bruno de Sousa) e do subcapítulo “Origem geográfica” (S. Catarino, R. Bruno de Sousa).

Química enológica – métodos analíticos. Avanços recentes no controlo da qualidade de vinhos e de outros produtos vitivinícolas. 823 p.. Curvelo-Garcia A.S. e Barros P. (ed.), Publindústria, Porto. (papel ISBN 978-989-723-118-6; e-book ISBN 978-989-723-119-3).