ESTRATÉGIA CIENTÍFICA ISA 2022-26

Princípios Estratégicos:
Princípio 1. Promover uma estratégia de desenvolvimento institucional adequada à manutenção da identidade do ISA nos seus setores de atividade científica e técnica.
Princípio 2. O Conselho Científico é o órgão integrador e promotor da qualidade científica e da qualidade pedagógica do ISA, desenvolvendo atividade com transparência de critérios e no respeito pelos percursos individuais.
Princípio 3. O Conselho Científico deve trabalhar com as outras unidades e órgãos do ISA incentivando a prossecução sinergística de objetivos comuns, fornecendo as decisões do seu domínio, suportadas, justificadas e balizadas pela conjuntura própria.

PROGRAMA ESTRATÉGICO PARA 2022-26
1. Identificar temas estratégicos transversais da atualidade, relevantes para o ISA, que servirão de cimento da identidade coletiva institucional, em torno das quais a investigação e a docência se alinham, criando uma matriz reconhecível por todos, em que todos se revêm e para os quais contribuem.
2. Preparar a estratégia temática das áreas disciplinares e científicas do ISA, a curto e médio prazo, analisando a situação das áreas atuais, e ajudando-as a promover melhorias e a reorganizar-se, com dimensão e organização interna.
3. Reorganizar o corpo docente por promoções ou recrutamentos, tendo em conta a estratégia das áreas disciplinares e científicas, os temas estratégicos transversais e as necessidades organizativas.
4. Analisar e melhorar a integração dos recursos humanos docentes atuais, recém- recrutados e a recrutar, na estratégia temática das áreas científicas e seu alinhamento institucional e com os temas estratégicos transversais.
5. Analisar a estratégia institucional para a carreira de investigação, nos seus vários tipos e objetivos, em sintonia com a revisão em curso do ECIC e do ECDU, e a estratégia da ULisboa.
6. Reorganizar o corpo de investigadores, estruturando posições e possibilidades, identificando os tipos de atuação, analisando a inserção no contexto académico, concebendo um rumo alinhado com os interesses institucionais, os temas estratégicos transversais e as áreas científicas a que pertencem.
7. Rever, clarificar e dignificar o papel dos técnicos superiores e outros no apoio a atividades de investigação e de docência, em conjunto com o Conselho de Gestão.
8. Promover a ligação entre o CC e as unidades I&D do ISA, e entre elas, por forma a criar uma convergência de formas de atuação e levar a um melhor enquadramento nos objetivos científicos institucionais e supra-institucionais (laboratórios associados, redes, colégios e laboratórios colaborativos a que o ISA pertence).
9. Incentivar a criação de uma identidade coletiva e de espírito de corpo, que faça os alunos conhecerem a identidade Escola no seu todo, e desenvolva o orgulho de ser, ou ter sido, aluno no ISA.
10. Prosseguir com a reestruturação dos cursos do ISA, incentivando a implementação das reformas de primeiro e terceiro ciclos e fazendo a reestruturação dos segundos ciclos.
11. Consolidar a nossa posição como research university, tendo por objetivo estratégico ter mais alunos de segundo ciclo do que de primeiro ciclo.
12. Racionalizar, agilizar e acelerar o processo da distribuição do serviço docente, estabilizando cedo, e antes do ano letivo começar, o resultado final.
13. Harmonizar os cursos e aulas não conducentes a grau e as atividades de orientação, aos vários níveis, e incorporar este trabalho na contagem de serviço docente;
14. Assegurar que são combinadas, na distribuição de serviço docente, as competências de saber, as competências instaladas e as atribuições da carreira, diminuindo disfunções e otimizando os recursos humanos.
15. Valorizar o papel das Comissões de Curso enquanto fiscalizadoras do bom funcionamento dos cursos do ISA, recorrendo a indicadores concretos e rápidos de obter.
16. Clarificar os objetivos estratégicos, funções e competências das áreas disciplinares e das áreas científicas e seu coordenador.
17. Identificar sequências de procedimentos e criar critérios claros e ágeis, bem como descentralizar e aumentar a rapidez de atuação, para os percursos doutorais e de segundos ciclos, para as avaliações dos CEEC, para as avaliações DL57 norma transitória, para as avaliações DL57 de projetos e outras, e para os processos conducentes a agregação.
18. Melhorar e agilizar a identificação dos responsáveis nos processos decisórios, apoiando-os na atuação.
19. Promover a transparência nas decisões do CC e a rapidez de acesso da Escola à informação sobre estas.
20. Implementar no ISA uma cultura de valorização, de cooperação e positivismo.

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