Estudar no ISA
Vitor Guimarãis, Enólogo e Viticultor na Morais Vineyards & Winery (Virginia, EUA)
O ISA sempre foi a minha primeira opção! Se queria que o meu futuro profissional fosse a Viticultura e Enologia então, para mim, tinha que me formar no ISA. Licenciei-me em Engenharia Agronómica que, graças ao seu plano curricular multidisciplinar me preparou muito bem para muitos dos desafios que têm surgido na minha vida profissional. Em 2010 concluí o então reformulado Mestrado em Viticultura-Enologia onde aprofundei os conhecimentos que já possuia sobre esta área. O corpo docente do ISA é constituído pelos melhores entre os melhores. Não formam só bons profissionais, formam igualmente pessoas.
O ISA é, em Portugal, uma Escola única. Para mim são 100 ha de paraíso em Lisboa. À sua localização sem igual, associa-se um património arquitectónico histórico e uma beleza natural da sua flora e fauna. Quando entrava no ISA tinha a sensação de entrar num mundo à parte.
Ler testemunho integral e outros testemunhos de antigos alunos
Ensino e Investigação
O ISA é, em Portugal, a maior e mais qualificada escola de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciências e Engenharias Agronómica, Zootécnica, Florestal, Alimentar, Ambiente e ainda Arquitectura Paisagista e Biologia. A sua capacidade científica é reconhecida nacional e internacionalmente, possuindo dos melhores indicadores científicos de toda a Universidade portuguesa. Em muitas destas áreas, o ISA lidera projectos nacionais e internacionais de I&DT, com um número crescente de patentes registadas, integrando ainda no seu campus uma incubadora de empresas de base científica e tecnológica, a INOVISA.
No Coração de Lisboa
O ISA situa-se no coração de Lisboa, na Tapada da Ajuda, entre Monsanto e Alcântara, próximo do Largo do Calvário, ao lado da Ponte 25 de Abril, perto da zona histórica de Belém, consitutiundo um oásis no centro da cidade, onde se tem o privilégio de estudar e viver em contacto directo com a natureza, abstraindo-se do bulício da cidade. A sua centralidade facilita o acesso às diversas ofertas culturais e lúdicas da parte antiga e nova da cidade de Lisboa, bem como às fantásticas praias da Costa de Caparica e da linha do Estoril-Cascais. Muito perto podem encontrar-se algumas das zonas de bares e discotecas mais conhecidas da cidade (Santos, Docas, Alcântara).
Tapada da Ajuda
O ISA está instalado no campus da Tapada da Ajuda, parque florestal, agrícola e botânico, com cerca de 100 hectares, de reconhecido interesse internacional, no qual se encontram diversas espécies raras, uma Reserva Botânica única (a Reserva Botânica Natural D. António Xavier Pereira Coutinho), o Pavilhão de Exposições, o Auditório de Pedra, magníficos jardins e a única vinha da cidade de Lisboa. Denominada Tapada Real de Alcântara, por escritura de D. João IV, em 1645, serviu como parque de caça e recreio da família real. Foi entregue ao ISA em 1910, para aqui se instalar o edifício construído de raiz para o ISA, inaugurado em 1917.
Biblioteca do ISA
A BISA, Biblioteca do Instituto Superior de Agronomia, tem acompanhado o ensino e a investigação na área das Ciências Agronómicas em Portugal desde a sua fundação em 1853, no âmbito do Instituto Agrícola de Lisboa, o que lhe permitiu reunir e deter um vasto, único e rico património bibliográfico. Dividida em 1911, com a separação do ensino agronómico e veterinário, pelas duas escolas, instalou-se em 1919 no "andar nobre" do recém construído edifício do ISA, de onde só viria a sair no ano 2000 para um novo e moderno edifício. Tinha, nessa época, cerca de 10 mil volumes. Hoje tem cerca de 62.500 e a sua base de dados - Ceres - referencia mais de 100 mil registos.