Criar um plano de estudos ajustado às áreas de interesse. Associar a Ciência de Dados à especialização...
O mestrado Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação Florestas e Ambiente, com a duração de 2 anos, permite a criação de um plano de estudos ajustado à área de interesse do aluno. O curso tem a seguinte estrutura:
7 unidades curriculares obrigatórias
Bloco dedicado à aprendizagem e prática sobre fundamentos e metodologias de ciência de dados.
44 créditos ECTS
5 unidades curriculares optativas
Um conjunto de unidades curriculares optativas seleccionadas pelo aluno para aprofundar a especialização na área de interesse.
30 créditos ECTS
Dissertação / Projeto / Estágio
Componente final do plano de estudos, para explorar um tema específico cuja apresentação e avaliação confere o grau de mestre.
46 créditos ECTS
Progredir na aprendizagem com base na prática
O mestrado privilegia a prática como metodologia de ensino. Nas unidades curriculares dedicadas à ciência de dados, o tempo de ensino presencial em sala de aula é reduzido, a favor de exercícios e trabalho prático autónomo pelos alunos.
A experiência de aprendizagem prática é também facilitada por um ambiente formado por ferramentas e metodologias que são comuns a todas as unidades curriculares de ciência de dados. Deste modo, os alunos progridem na aprendizagem, desde a gestão de dados, programação, análise e visualização, e modelação e aprendizagem automática, enquanto aprofundam o domíno das principais ferramentas usadas pelas comunidades de ciência de dados (e.g., python, jupyter notebook, Google colab, SQL, pandas, numpy, scikit-learn, ou outras que entretanto emerjam).
A aprendizagem inclui também a promoção de soft skills. O uso de ferramentas colaborativas será constante em todas as fases do curso, incluindo a partilha de código e soluções na cloud, e o recurso a foruns de discussão. Em Projeto Hackathon, os alunos formam equipas multidisciplinares, em que serão desenvolvidas soluções para problemas propostos por empresas parceiras do mestrado.
Aumentar o conhecimento na especialização
Os alunos podem definir o seu perfil de especialidade através da selecção de 5 unidades curriculares (30 ECTS), a partir da lista de opções disponibilizada ao mestrado. Estas unidades têm por base e são partilhadas com vários mestrados do ISA, que garantem a formação de mais alta qualidade nos domínios da agricultura, alimentação, florestas e ambiente.
Estas unidades de especialidade permitem, contudo, uma extensão da aplicação das metodologias de ciência de dados, que é usada em parte da componente prática, em aplicações que demonstram o poder da sua aplicação.
Plano de estudos
Unidade Curricular | Créditos | Língua | |
1º ano / 1º semestre | |||
Fundamentos da Ciência de Dados Agro-Ambientais (2369) | Obrigatória | 6 | Inglês |
Programa
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Introdução ao Python (2370) | Obrigatória | 6 | Inglês |
Programa
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Gestão e armazenamento de dados (2371) | Obrigatória | 6 | Inglês |
Programa
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Opção 1 | 6 | ||
Opção 2 | 6 | ||
1º ano / 2º semestre | |||
Análise e visualização de dados complexos agro-ambientais (2372) | Obrigatória | 6 | Inglês |
Programa
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Aprendizagem automática aplicada (2373) | Obrigatória | 6 | Inglês |
Programa
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Opção 3 | 6 | ||
Opção 4 | 6 | ||
Opção 5 | 6 | ||
2º ano | |||
Seminário em Ciência de Dados (2374) | Obrigatória | 2 | Inglês |
Programa
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Projeto Hackathon de Ciência de Dados (2375) | Obrigatória | 12 | Inglês |
ProgramaDesenvolvimento de um projeto proposto pelas empresas parceiras, na modalidade de hackathon, em equipas constituídas pelos seguintes perfis: i) especialista do domínio; ii) coordenador da equipa; iii) analista; iv) programador; v) relator/comunicador. A unidade curricular terá um seminário inicial de apresentação dos problemas propostos pelas empresas, que será complementado sobre a caracterização do funcionamento do projeto hackathon. Este seminário incluirá os seguintes conteúdos:
Estes conteúdos serão complementados com conteúdos programáticos ajustadas ao projeto específico, quer das valências de ciências de dados, quer das componentes específicas do sistema em análise. Ver no Fenix Repositório |
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Dissertação/projeto/estágio (2376) | Trabalho final | 46 |
Unidades curriculares optativas
(Todas com 6 créditos)
Unidade Curricular | Ano / Semestre | Área | Língua |
Estatística e Delineamento Experimental (2764) | 1º / 1º | Transversal | Português |
Programa
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Investigação Operacional Aplicada (2813) | 1º / 2º | Transversal | Inglês |
ProgramaConceitos básicos e exemplos de aplicação em quatro tópicos principais:
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Sistemas de Informação Geográfica (1503) | 1º / 2º | Transversal | Inglês |
Programa
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Gestão Sustentável dos Solos (2797) | 1º / 2º | Transversal | Português |
Ver no Fenix | |||
Estratégia Empresarial e Avaliação de Projetos (2176) | 1º / 2º | Transversal | Português/Inglês |
Ver no Fenix | |||
Técnicas Avançadas de Fertilização (2892) | 1º / 1º | Engenharia Agronómica | Português |
ProgramaFertilizantes: classificação, características, critérios para seleção e riscos associados à utilização, adubos minerais convencionais (elementares e compostos), adubos minerais especiais (com acronutrientes secundários e micronutrientes, quelatos, estabilizados, de libertação lenta, de libertação controlada de nutrientes, biofertilizantes), adubos orgânicos e minero-orgânicos. Corretivos minerais. Corretivos orgânicos, valorização de resíduos orgânicos (dejectos animais, resíduos das indústrias agrícolas e alimentares, composto de RSU e lamas de ETAR). Fertilização: recomendações de fertilização baseadas em análise de terra análise de plantas. A adubação de fundo, de cobertura a fertirrega e a adubação foliar. Aspetos práticos da fertilização de algumas culturas e elaboração dos respetivos planos de fertilização. Fertilização em cultivo sem solo: substratos (materiais e suas propriedades), qualidade da água, formulação de soluções nutritivas. Visita de estudo a exploração agrícola. Ver no Fenix |
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Rega e drenagem (2865) | 1º / 2º | Engenharia Agronómica | Português |
ProgramaProgramação e condução da rega. Pré‐requisitos: bases biofísicas. O uso da água e o conforto hídrico. Evapotranspiração de referência e das culturas: conceitos, definições, cálculos. Coeficientes culturais duais. Oportunidade de rega. Modelação do balanço hídrico e das necessidades de rega. Rega deficitária. Coeficientes de stress. Uso dos indicadores de conforto hídrico na programação da rega. Modelos e instrumentos. Uso eficiente da água, relações rega‐produção. Métodos de rega, análise comparada. Uniformidade e eficiência. Rega sob pressão: aspersão e micro rega. Rega em rampa pivotante. Rega de superfície: funcionamento, equipamentos, regulação e controlo, princípios de gestão e modernização. Controlo e automatização da rega; sistemas de bombagem. Drenagem: sistemas de drenagem, dimensionamento. Trabalho prático para avaliação sobre dimensionamento das infraestruturas em rega sob pressão (estudo de projeto). Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo; conclusão. Ver no Fenix |
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Proteção das culturas (2861) | 1º / 2º | Engenharia Agronómica | |
ProgramaCaraterização e tipificação do ecossistema agrário; características dos principais inimigos da cultura (pragas, doenças e infestantes), sintomas/estragos e prejuízos, ciclos biológicos, epidemiologia e dinâmica populacional, inimigos naturais; métodos de estimativa do risco e regras de tomada de decisão; estratégias e meios de proteção. I. Proteção de culturas hortícolas e cereais. São abordadas culturas protegidas e culturas de ar livre (asteráceas, crucíferas, cucurbitáceas, solanáceas), cereais (arroz, aveia, centeio, cevada, milho e trigo). II. Proteção da vinha e fruteiras. São abordadas a vinha, citrinos, pomóideas e prunóideas. Ver no Fenix |
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Culturas Arvenses (2721) | 1º / 2º | Engenharia Agronómica | Português |
Ver no Fenix | |||
Fruticultura (1382) | 1º / 1º | Engenharia Agronómica | Português/Inglês |
ProgramaMódulo A – Temas comuns a várias espécies |
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Viticultura (1540) | 1º / 2º | Engenharia Agronómica | Português |
ProgramaTeóricas |
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Projeto Industrial (1487) | 1º / 1º | Engenharia Alimentar | Português |
ProgramaAnálise de mercado; Estratégia comercial; Financiamento. Coordenação Estratégica em desenvolvimento de Projeto. Licenciamento. Diferentes fases: Programa Preliminar e Equipa Projectista; Programa Base: análise dos condicionamentos e enquadramento territorial. Estudo Prévio - viabilidade técnico-económica. Projeto base de Arquitectura. Licenciamento. Apoios financeiros, incentivos fiscais. Projeto de execução. Vistorias finais. Autorização de Laboração. Estratégia da empresa: Big data, tipo e quantidade de produtos em função do mercado; tecnologias; diagramas tecnológicos e balanços de massas; dimensionamento e selecção de equipamento. Distribuição no espaço, esboço do lay-out. Estimativa de custos. Casos de estudo – principais índices tecnológicos e equipamentos. Exercício prático: Estudo Prévio do Projeto de Instalações utilizando a abordagem ascendente (bottom up): redes digitais, quota de mercado - necessidades dos consumidores - recepção de matérias-primas, etc. Ver no Fenix |
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Comunicação e Marketing (2713) | 1º / 1º | Engenharia Alimentar | |
Programa
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Sistemas da Qualidade (2886) | 1º / 1º | Engenharia Alimentar | |
Programa
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Processos Inovadores Sustentáveis em Engenharia Alimentar (2849) | 1º / 2º | Engenharia Alimentar | |
ProgramaProcessos emergentes em engenharia alimentar. Processos não térmicos: Altas pressões hidrostáticas, Ultra-sons, Mano-termo-sonicação, Ionização, Pulsos de luz de elevada intensidade, Pulsos de Campo Eléctrico; Processos térmicos alternativos: aquecimento por rádio frequência, processamento por microondas, aquecimento por infra-vermelhos, aquecimento Ohmico, congelação sob pressão. Novos conceitos de embalagem alimentar: embalagem activa e inteligente. Gestão Ambiental Uso Eficiente da Água na Indústria Alimentar. Ciclo da Água na Indústria. Implementação de Um Plano para o Uso Eficiente da Água. Medidas de Uso Eficiente da Água em Fins Industriais. As Melhores Tecnologias Disponíveis (MTDS) Para o Tratamento e Valorização de Águas/Águas Residuais e Resíduos na Indústria Alimentar. Parâmetros Chave de Avaliação da Eficiência das Tecnologias de Tratamento de Águas/Águas Residuais e Resíduos. A Unidade Curricular inclui a realização de um Projeto, desenvolvido em grupo, que se pretende que integre todos os conhecimentos adquiridos. Ver no Fenix |
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Metodologias de Avaliação da Sustentabilidade (2823) | 1º / 1º | Engenharia do Ambiente | Português |
Programa
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Projeto - Ambiente (1634) | 1º / 1º | Engenharia do Ambiente | Português/Inglês |
Programa
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Tecnologias de Tratamento Integrado de Resíduos Sólidos (2901) | 1º / 2º | Engenharia do Ambiente | Português |
Programa
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Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais (2750) | 1º / 1º | Engenharia do Ambiente | Português |
Programa
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Deteção Remota (2727) | 1º / 1º | Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais | Inglês |
ProgramaIntrodução à estrutura de dados raster multiespectrais. Resolução espacial, radiométrica, espectral e temporal. Composições coloridas e visualização de imagens. Realce de contraste e filtragem; Pré-processamento: correcção radiométrica e conversão de nùmeros digitais para reflectância. Correcção geométrica. Principais metodologias para quantificação e correcção de efeitos atmosféricos; O conceito de assinatura espectral. Classificação não-supervisada e supervisada. Principais algoritmos: ISODATA, k-means, máxima verosimilhança/análise discriminante, classificadores em árvore. Avaliação da exactidão de uma classificação; Detecção de alterações do coberto e análise de séries temporais. Índices de vegetação: conceito genérico e índices especializados. Minimização de perturbações induzidas pelo solo e atmosfera. Ver no Fenix |
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Modelação dos Ecossistemas Florestais (2827) | 1º / 2º | Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais | Inglês |
Programa
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Ecologia e Gestão do Fogo (2746) | 1º / 2º | Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais | Inglês |
ProgramaIntrodução ao problema do fogo rural em Portugal e no Sul da Europa: estatísticas de ocorrências, áreas ardidas e causas. Distribuição geográfica; A vegetação enquanto combustível: principais tipos de combustíveis: herbáceos, arbustivos, de sub-bosque e de copas. Parâmetros estruturais e termodinâmicos dos combustíveis vegetais – modelos de combustível; Clima, meteorologia e fogo. Principais condições sinópticas associadas à ocorrência de grandes fogos. O índice Canadiano de Perigo Meteorológico de Incêndio (FWI) e a indexação do risco;; Comportamento do fogo. Ignição, fogos em regime estacionário e grandes incêndios. Fogos de copas. Fogos dominados pelo vento versus fogos dominados pela coluna de convecção. Modelação do comportamento do fogo: o modelo de Rothermel – simulação do comportamento com o software BEHAVE; Ecologia e efeitos do fogo. Gestão dos povoamentos e planeamento da arborização. Maneio dos combustíveis e organização do espaço florestal. Ver no Fenix |
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Funcionamento dos Ecossistemas Florestais (2772) | 1º / 1º | Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais | Inglês |
Programa
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Gestão e Conservação de Sistemas Fluviais (2794) | 1º / 1º | Biodiversidade e Conservação | Inglês |
Programa
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Ecologia e Gestão de Populações Animais (2745) | 1º / 1º | Biodiversidade e Conservação | Português/Inglês |
ProgramaResposta das populações ao meio ambiente. Estratégias demográficas. Relações intraespecíficas: cooperação, reprodução, competição. Relações interespecíficas. Competição, predação. Regulação das populações. Uso de software RAMAS e VORTEX na aplicação de modelos determinísticos, estocásticos, matriciais e de metapopulações em casos de estudo. Uso e seletividade de habitats. Variabilidade e estrutura genética das populações, processos de adaptação, isolamento e evolução. Estimativa de parâmetros populacionais: análise de dados de amostragem das populações. Contagens absolutas.“Distance sampling”. Movimentos e dispersão. Gestão das populações: Exploração sustentável; Conservação e teoria de meta-populações; Gestão de espécies invasoras. Ecologia da fauna em meio urbano. Análise e Gestão de habitats Agrícolas e Florestais para a conservação da fauna. Ver no Fenix |
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Gestão e Conservação da Vegetação (2789) | 1º / 1º | Biodiversidade e Conservação | Português/Inglês |
Programa
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Destaques
- Formação de 2 anos (4 semestres);
- 5 unidades optativas para aprofundar áreas de aplicação;
- Núcleo de CD sobre:
- fundamentos e metodologias de CD
- bases de dados
- programação python
- análise e visualização de dados
- machine learning
- hackathon;
- Forte componente prática: aprender fazendo.