Bem-vindo ao Mestrado em
Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente (Green Data Science)

Instituto Superior de Agronomia

Próximo período de candidatura: ver mais informações.

Aprender a Ciência de Dados aplicada à Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente. Participar na transição digital...

A importância da capacitação em ciência de dados tem sido destacada pelo seu papel na economia e sociedade, melhorando o suporte à decisão baseada em dados. Globalmente, a procura por cientistas de dados é elevada, sendo insuficiente a oferta para as necessidades do mercado de trabalho.

Nas áreas de aplicação deste mestrado têm-se verificado a adopção crescente de tecnologias e práticas baseadas no uso intensivo de dados, para além do que já existe em algumas áreas desde há anos (e.g. ambiente).

O novo mestrado Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente tem por objectivo capacitar, através de formação teórica e prática, a aplicação da Ciência de Dados aos sistemas de produção alimentar, gestão da qualidade ambiental e dos recursos naturais.

A Master Talk sobre o Green Data Science decorreu a 21 Mar 2024. Inclui a apresentação do mestrado, e, a partir do 11', o testemunho de dois alunos, a Inês Silveira (Eng. Ambiente) e do Vasco Florentino (Arq. Paisagista). Vê a gravação aqui.

O que nossos estudantes têm a dizer

As razões do Green Data Science

A EVOLUÇÃO NECESSÁRIA

As ciências agroalimentares e ambientais são multidimensionais.A nossa ambição é preparar os profissionais capazes de lidar com essa complexidade através da aplicação da Ciência de Dados.

Mais sobre o GREEN DS

À PROVA DE FUTURO

O curriculum do Green Data Science prepara a transformação digital, capacitando para a utilização de grandes volumes de dados no suporte à decisão.

Ver curriculum

AMBIENTE IDEAL: ISA

O ISA é a maior e mais qualificada escola em ciências agrárias de Portugal! A larga experiência e saber proporciona o ambiente ideal para a aprendizagem aplicada da ciência de dados.

Saber mais

Ser estudante Green Data Science

Os alunos de Green Data Science:

  • são curiosos;
  • sabem caracterizar um problema;
  • têm gosto por tecnologias;
  • gostam da interface entre Ciência de Dados e áreas de aplicação;
  • gostam de trabalhar em equipa;
  • têm gosto por aplicações de matemática e estatística;
  • sabem contar uma história;
  • sabem programar e reutilizar código;
  • sabem usar a cloud e ferramentas colaborativas;
  • sabem analisar dados;
  • sabem gerir dados;
  • gostam de aprender ao longo da vida;

Parcerias

Associe a sua empresa ou entidade ao mestrado. Apoie a capacitação em Ciência de Dados aplicada à sua área de actividade.

Ser parceiro do Green Data Science cria oportunidades para facilitar a inovação e transferêcia de tecnologia, adaptada aos processos específicos da sua organização.

O maior benefício é, no entanto, a formação de profissionais altamente qualificados, com base em experiência e aplicação a problemas reais.

A parceria pode concretizar-se de várias formas. Por exemplo, pode submeter um caso de uso para um Projecto Hackathon, apresentar um seminários sobre a actividade no seu sector, acolher estágios ou dissertações e ainda proporcionar a formação dos seus colaboradores.

Saber mais