COORDENAÇÃO: Institut National de l’information Géographique et Forestière (IGN, France).
EQUIPA CEABN InBIO: Francisco Castro Rego, Leónia Nunes, Paulo Godinho, Pedro Vaz e Susana Dias.
OUTRAS INSTITUIÇÕES: 20 Instituições Europeias.
The Joint Reserach Centre (JRC), da Comissão Europeia lançou em 2008 um contrato-quadro para o fornecimento de dados e serviços florestais de apoio ao European Forest Data Centre (EFDAC). No âmbito deste contrato-quadro, um sistema chamado E-Florest foi desenvolvido para construir uma base de dados com metadados e dados de inventários florestais nacionais.
O CEABN InBIO participou em vários testes de desempenho, na elaboração de mapas harmonizados de diversidade arbórea e na estimativa e simulação de modelos de produção florestal. Este contrato-quadro demonstra que os dados dos Inventários Florestais Nacionais (IFNs) podem ser utilizados para produzir valiosas informações sobre as florestas a nível europeu, mas que futuros desenvolvimentos obrigam a comparações.
O actual contrato-quadro foi elaborado com base nos desenvolvimentos científicos realizados no contrato-quadro precedente, de forma a ampliar a base de dados do EFDAC, considerado o ponto focal de dados florestais e informação na Europa de fornecimento de dados florestais e informação de qualidade e relevante para os decisores políticos. O contrato-quadro desempenha um papel fundamental no apoio à estratégia florestal da União Europeia, no desenvolvimento, implementação e acompanhamento das políticas relacionadas com as florestas a nível europeu, bem como os esforços internacionais de relato.
O envolvimento de 20 instituições lideradas pelo Instituto Nacional de Informação Geográfica e Florestal Francês (com 17 países como co-contratados e 2 países como sub-contratados) resultará na prestação de:
- uma perspectiva transnacional de informação florestal, produzindo novos trabalhos e aconselhamento sobre questões que são potencialmente relevantes para as políticas florestais da União Europeia;
- uma base de dados comum e rica em conhecimento sobre as florestas da União Europeia;
- um mecanismo de controlo de qualidade para fornecer dados florestais relevantes para as políticas.
Até agora, 18 Contratos Específicos (SCs) foram desenvolvidos. A equipa do CEABN InBIO trabalhou directamente nos seguintes:
SC5 - Estudo de viabilidade e demonstração da utilização potencial dos dados do Inventário Florestal Nacional para descrever a riqueza das florestas europeias.
SC7 - Construção de um conjunto de dados de validação da camada florestal para o JRC.
SC8 - Cálculos estatísticos a nível Europeu utilizando estimadores desenvolvidos.
SC10 - Desenvolvimento e teste de um protótipo para o modelo European Forestry Dynamics Model (EFDM).
SC15 - Aperfeiçomento e teste do modelo European Forestry Dynamics Model (EFDM) para povoamentos florestais não equiénios.
SC17 - Utilização de dados dos Inventários Florestais Nacionais (IFNs) para estimativa da biomassa nas florestas europeias.
SC18 - Utilização dos dados dos inventários florestais nacionais para estimar a área e a biomassa aérea em florestas européias não disponíveis para o fornecimento de madeira.