COORDENAÇÃO: Natural Resources Institute Finland (Luke). Project Coordinator: Prof Tuula Nutinen (E-mail: tuula.packalen[_]luke.fi) and Project Manager: Markus Lier (E-mail: markus.lier[_]luke.fi
EQUIPA CEABN InBIO: Francisco Castro Rego, Leónia Nunes, Marta Rocha, Paulo Godinho, Susana Dias e Abel Rodrigues (colaborador do INIAV).
OUTRAS INSTITUIÇÕES: 33 Instituições Europeias.
A bioeconomia Europeia prevê a promoção do crescimento económico de forma a enfrentar os significativos desafios sociais, com efeitos ambientais menos nocivos através da utilização inovadora, sustentável e inclusiva dos recursos florestais europeus. A crescente procura de biomassa e outros bens e serviços dos ecossistemas exige mudanças nas políticas relacionadas com as florestas a diferentes níveis e em diferentes sectores.
Neste sentido, a recente Estratégia Florestal fornece claros sinais no que se refere à necessidade de uma informação harmonizada para mapear e avaliar dinâmicas e serviços dos ecossistemas florestais. Com base nos desenvolvimentos científicos dos projectos COST E4, 39, 43, USEWOOD, FORSYS, ORCHESTRA e das redes colaborativas de trabalho ENFIN, EFFIS, SOSIN; o FP7 EUFODOS, S2BIOM, INTEGRAL, SIMWOOD, FIRE PARADOX, o projecto DIABOLO tem como objectivos:
• reforçar o quadro metodológico de modo a ir ao encontro de uma informação mais precisa, harmonizada e em tempo real (e.g. crescimento e alterações de volume, biomassa, carbono, produtos não lenhosos);
• permitir a análise da oferta sustentável de biomassa com origem na utilização multiuso dos inventários florestais e assim, facilitar a monitorização em tempo real de perturbações florestais (e.g. incêndios florestais, tempestades, secas, pragas);
• apoiar os processos políticos da União Europeia, relatórios das obrigações internacionais, instituições de administração e planeamento florestal com novas metodologias e informação florestal consistente em toda a União Europeia;
• utilizar de forma inovadora os dados recolhidos no terreno e aplicações da UE de base espacial da Observação da Terra (OT) e sistemas de posicionamento global com referência para INSPIRE e GEOSS, sistemas de monitorização global tais como REDD+, FLEGT e UNFF.
De modo a fornecer alto impacto, além do trabalho do estado da arte, no âmbito da diversidade ecológica e sócio-económica na Europa, a abordagem transdisciplinar do projecto DIABOLO, envolve especialistas em modelação quantitativa, ciência política e de Inventários Florestais Nacionais (IFNs), com 33 parceiros (CEABN InBIO do Instituto Superior de Agronomia é um dos parceiros), de 26 países, com um financiamento total de 5 milhões de euros.
O projecto DIABOLO está empenhado em fornecer novas metodologias e informações para diversos utilizadores finais que incluí: European Forest Data Center (EFDAC) e Forest Information System for Europe (FISE) do Joint Research Centre (JRC), Global Biosphere Management Model (GLOBIOM) do International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA) e FAO/UNECE.
Este é um projecto de investigação pioneiro no âmbito do programa Horizonte 2020 “Desafios Societais”. Do projecto DIABOLO irá resultar uma informação mais precisa, harmonizada e em tempo real sobre os recursos florestais, através da rede colaborativa nacional e europeia de Inventários Florestais (ENFIN). Os resultados irão apoiar o desenvolvimento das políticas da União Europeia e processos internacionais que dependem de informações florestais consistentes.
DIABOLO Leaflet [Download] e DIABOLO Poster [Download]