Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

COORDENAÇÃO: Susana Dias (CEABN).

EQUIPA CEABN: Carla Santos e Susana Dias.

O estudo, solicitado pela Câmara Municipal de Nisa visou a caracterização da flora vascular e vegetação existente nas principais unidades de uso do solo no concelho. Integrou um projecto coordenado pelo Instituto do Ambiente e Vida (IAV) da Universidade de Coimbra, sobre as valências do referido concelho em termos de biodiversidade e conservação, em particular após a vaga de incêndios de 2003-2004.

Neste estudo compilou-se informação sobre a flora e vegetação do Concelho de Nisa adquirida por meios de pesquisa bibliográfica e inventariação no campo em 24 estações de amostragem representativas dos principais usos do solo no concelho: Carvalhal, Montado (sobro e azinho), Mato, Olival, Cultura, Pinhal e Eucaliptal.

Para além da composição florística, sintetizou-se um conjunto de descritores da estrutura dos povoamentos  (horizontal e vertical), cuja recolha se considerou imprescindível como auxiliar na interpretação da diversidade de plantas e como indicador da diversidade de outros grupos biológicos (insectos, aves por exemplo). O estudo florístico das 24 parcelas foi realizado entre os meses de Maio e Junho de 2005.

Foram identificadas para o concelho 363 espécies de plantas, pertencentes a 71 famílias.

Desse total, foi confirmada a presença de 229 espécies, pertencentes a 51 famílias, das quais, a Poaceae é a que apresenta um maior número de espécies (16,6%), seguida, por ordem decrescente, da Asteraceae (14%), da Fabaceae (13,5%), da Caryophyllaceae (4,4%), da Apiaceae e da Liliaceae (3,9%) e da Rosaceae (3,5%). 

Cerca de 5%  são espécies endémicas, das quais se salientam duas, por serem endemismos de Portugal Continental: Allium pruinatum e Campanula transtagana.

O Concelho revelou um enorme potencial em termos de plantas aromáticas e medicinais.

Os habitats com maior interesse conservacionista correspondem aos montados de sobro e de azinho e os carvalhais.

Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0 Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php5) in Unknown on line 0