COORDENAÇÃO: Wageningen Universiteit (Prof. Dr. Henny van Lanen).
EQUIPA CEABN: Carlo Bifulco, Francisco Rego, Susana Dias e Vanda Acácio.
OUTRAS INSTITUIÇÕES: Com 11 instituições de investigação europeias.
A seca é um fenómeno natural que tem sido recorrente na Europa nas últimas décadas, com graves prejuízos ambientais e socioeconómicos. Os episódios de seca deverão tornar-se mais frequentes e severos devido a uma probabilidade cada vez maior de Invernos mais quentes no norte da Europa e Verões mais quentes no Mediterrâneo. Há portanto uma necessidade urgente em melhorar o estado de preparação para a ocorrência de secas através de um aumento do conhecimento, planos de gestão de seca e uma melhor interacção da ciência com a política, de modo a reduzir a vulnerabilidade da Europa a secas futuras e os riscos consequentes.
DROUGHT-R&SPI permitiu melhorar a compreensão da seca enquanto:
(i) fenómeno natural (mecanismos climáticos, processos e ocorrências);
(ii) impactos ambientais e socioeconómicos;
(iii) vulnerabilidades, riscos e respostas políticas.
DROUGHT-R&SPI utilizou uma abordagem transdisciplinar que combinou investigação sobre secas em 6 casos de estudo à escala nacional com investigação à escala pan-europeia. O projecto abordou o clima passado e futuro, e implementou o diálogo ciência-política a várias escalas e através de diversos sectores afectados. Também desenvolveu uma metodologia inovadora para um sistema de alerta de secas à escala pan-europeia, assim como um conjunto interligado de indicadores físicos e de impacto.
Em particular, o CEABN avaliou os impactos dos principais episódios de seca nos incêndios, nas alterações da paisagem e dos ecossistemas florestais, e na biodiversidade, procurando assim, aumentar o conhecimento sobre a relação seca-incêndios a várias escalas, incluindo a disseminação de resultados do projecto e a participação das partes interessadas.
O projecto DROUGHT-R&SPI teve início em Outubro de 2011 e teve a duração de 3 anos.