Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

Realizou-se nos passados dias 18 e 19 de novembro de 2021 o  V Congresso Ibérico de Ecologia de Paisagem - Changing landscapes and Society,o qual teve base na Universidade de Alicante, mas decorreu em modo on-line. Este congresso foi organizado pela Associação Espanhola de Ecologia da Paisagem (AEEP), com colaboração da Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem (APEP) e a International Association for Landscape Ecology (IALE Europe) e contou com a presença de investigadores do CEABN, que apresentaram trabalhos, livros e participaram no simpósio Ecologia da paisagem e planeamento territorial.
O Professor Catedrático Francisco Castro Rego apresentou a sua mais recente publicação, o livro Fire science: from chemistry to landscape management publicado em 2021 pela Springer, (https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-030-69815-7), uma obra de Francisco Castro Rego, Penelope Morgan, Paulo Fernandes Chad Hoffman. Um livro que desenvolve, explica e exemplifica os diversos aspectos do fogo, a diferentes escalas, desde o átomo à sua abordagem à escala da paisagem.
A investigadora Inês Marques Duarte apresentou o trabalho ”Dinâmicas de uso do solo na área de Rede Natura em Portugal, antes e depois da classificação (1970 - 2018)”. Neste estudo, os autores Inês M. Duarte, Selma B. Pena e Francisco C. Rego compararam as dinâmicas de alteração do uso do solo dentro e fora dos sítios da Rede Natura 2000 e chegaram à conclusão que, embora as composições sejam diferentes, as dinâmicas têm vindo a estabilizar e assemelhar-se.
Edoardo Esposito apresentou os resultados da tese de mestrado, em coautoria com a investigadora do CEABN, Vanda Acácio. Nesta tese, intitulada “Declínio do sobreiro no Sul de Portugal: padrões espaciais e factores associados à mortalidade arbórea”, demonstraram a aplicação de ferramentas da ecologia da paisagem na análise da distribuição espacial do declínio do sobreiro.
O Coordenador científico do CEABN, Miguel Bugalho, foi um dos elementos convidados para a mesa-redonda do Simpósio Ecologia da Paisagem e Planeamento Territorial, onde se debateu de que forma é que a regulamentação dirigida às áreas de Rede Natura 2000 apoiam ou conflituam com o desenvolvimento das atividades humanas. Durante o debate, compreendeu-se que o contexto da gestão de Sítios da RN200 não é uniforme entre países nem entre regiões e que é necessário identificar e tirar lições destas assimetrias. O pagamento por serviços dos ecossistemas foi apontado por diversas vezes como um dos motores de apoio à sustentabilidade destas áreas.
Os oradores convidados deste congresso foram:
Marc Metzger (University of Edinburgh, Membership Secretary - IALE-UK) – "Spatial modelling & landscape planning";
Luís Quinta-Nova (Instituto Politécnico de Castelo Branco) - “A importância da implementação de um observatório da paisagem no contexto da mudança do modelo de governo no Parque Natural do Tejo Internacional”;
Nuno Guiomar (Universidade de Évora) – “Prevenção de incêndios extremos: contributos para a implementação de um sistema de gestão sustentável do regime de fogo” e
Jianguo Wu (Arizona State University, Editor in Chief - Landscape Ecology) – “Landscape Sustainability Science".
O próximo congresso Ibérico de Ecologia da Paisagem decorrerá em Portugal, respeitando a rotatividade bianual do evento.

Terça-Feira, 30 de Novembro de 2021