Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

Tema: Impacte da herbivoria por gado bovino e  insectos na sobrevivência de plântulas de sobreiro

Orientadores: Pedro Gonçalves Vaz, Manuela Branco, e Miguel Bugalho

Contactos: pjgvaz@isa.ulisboa.pt

Enquadramento e objectivos:

A compatibilização da regeneração de sobreiro com o pastoreio constituiu um importante desafio para a gestão dos montados. A rotação ou a exclusão do pastoreio é uma das possíveis medidas de gestão. Estas medidas geram heterogeneidade espacial com consequências pouco estudadas para a herbivoria por insectos e sobrevivência de árvores jovens de sobreiro, uma espécie classificada como árvore nacional.

O objectivo deste trabalho é quantificar o impacte da herbivoria por insectos na sobrevivência de plântulas e árvores jovens de sobreiro em diferentes condições micro-ambientais e de pastoreio por gado bovino.

O estudante usufruirá de um desenho experimental que captura diferentes idades e pressões de pastoreio, bem como condições micro-ambientais contrastantes, para avaliar o efeito destes parâmetros na regeneração do montado de sobreiro. O trabalho de campo decorrerá na Companhia das Lezírias, uma propriedade que se localiza aproximadamente a 50 km de Lisboa. Entre final da primavera e início do verão de 2022, o estudante quantificará a intensidade do dano infligido pelas várias guildas de insectos herbívoros nos jovens sobreiros e avaliará o efeito na sobrevivência das plantas.

Local: Companhia das Lezírias e Instituto Superior de Agronomia

Duração: Início de Maio a final de Junho de 2022.

Segunda-Feira, 24 de Maio de 2021