O investigador Matthew Larcombe da Universidade da Tasmânia, esteve durante um mês a colaborar com o CEABN InBio no projecto “WILDGUM - Uma abordagem multi-escala para estudar a naturalização do eucalipto comum (Eucalyptus globulus Labill.) em Portugal”.
Um dos objectivos deste projecto de investigação, consiste em quantificar o estabelecimento da regeneração seminal de eucalipto (Eucalyptus globulus Labill.) junto às plantações assim como determinar os factores que podem ser importantes na predição desse estabelecimento.
Foram efectuados levantamentos à escala do povoamento, para relacionar o estabelecimento da regeneração seminal com características de cada plantação tais como a idade, a rotação e as práticas culturais. Os resultados irão contribuir para a previsão e controlo da regeneração natural, por exemplo através de formas de gestão alternativas.
Esta investigação em Portugal pretende também estabelecer comparações com um estudo semelhante realizado na Austrália, permitindo confrontar duas situações geográfica e ecologicamente distintas. Esse estudo foi desenvolvido em 2011 pelos investigadores Matthew Larcombe, Brad Potts (actualmente consultor do projecto WILDGUM) e Joaquim Sande Silva no âmbito do programa de intercâmbio científico TRANSFOR.
Terça-Feira, 08 de Abril de 2014
