Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

COORDENAÇÃO GERAL: Hervé Jactel (INRA, França) e Margarida Tomé (CEF, ISA).

EQUIPA CEABN: Francisco Castro Rego, Rui Morgado e Susana Dias (Coordenação).

OUTRAS INSTITUIÇÕES: Este projecto envolveu 24 instituições/organizações de 4 países europeus (Portugal, Espanha, França e Irlanda) e mais 2 instituições Pan-Europeias.

URL: http://www.pierroton.inra.fr/IEFC/affiche_page.php?page=projet_FORSEE&langue=en

O desenvolvimento sustentável das florestas do Espaço Atlântico não pode ser concebido sem uma gestão sustentável dos recursos florestas.

O processo Pan-Europeu de Certificação Florestal (P.E.F.C.) assegura, hoje, ao consumidor que a madeira adquirida provêm de uma floresta com gestão sustentável.

Todavia, os critérios de certificação não foram, até agora, objecto de uma verdadeira avaliação em lugar florestal real.

O projecto piloto FORSEE teve como objectivo consolidar este processo de certificação mediante a realização de um teste «grandeza natural» dos seus critérios e indicadores em zonas piloto, de diversos milhares de hectares.

Graças aos resultados deste estudo, o projecto forneceu às regiões participantes métodos, ferramentas e competências para avaliação, acompanhamento e promoção da gestão sustentável das florestas.

Contribuiu, assim, para a promoção e a troca de práticas silvícolas que respeitam o ambiente através de uma rede de zonas piloto.

De um ponto de vista técnico, os parceiros realizaram inventários e estudos que permitiram verificar a pertinência dos indicadores considerados no sistema de certificação.

Além disso, formações e visitas de terreno, combinadas com os actores do desenvolvimento local, permitiram vulgarizar os resultados do projecto. Paralelamente, foram organizadas acções de promoção mediante seminários internacionais. 

O conjunto destas acções conduziu à elaboração de um guia regional relativo à avaliação da gestão sustentável das florestas e de um inventário dos observatórios florestais regionais.

Além disso, a formação de uma rede de peritos capazes de garantir o acompanhamento da gestão permitiu, a um prazo mais longo, reforçar a rede da IEFC e melhorar o posicionamento das madeiras europeias nos mercados mundiais sensíveis à certificação.

O CEABN participou neste projecto com o Departamento de Engenharia Florestal do Instituto Superior de Agronomia, sendo responsável pela componente de caracterização da avifauna e entomofauna na zona piloto da região Centro do país, que corresponde ao Concelho da Lousã. 

Estes trabalhos inseriram-se no WG4 que se debruça sobre o Critério C4 (manutenção, conservação e promoção da diversidade biologia nos ecossistemas florestais).

Documentos disponíveis para descarregar:
Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0 Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php5) in Unknown on line 0