Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

COORDENAÇÃO: Jorge Palmeirim (CBA, FCUL).

EQUIPA CEABN: Mariana Carvalho.

OUTRAS INSTITUIÇÕES: Centro de Biologia Ambiental (CBA) e Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO).

As florestas tropicais concentram grande parte da biodiversidade mundial mas são geralmente sistemas de baixa produtividade e por isso vulneráveis à sobre-exploração pela caça. As suas populações humanas são de forma geral pobres e a caça de animais selvagens, muitas vezes feita de forma insustentável, é essencial para a sua sobrevivência. A procura de estratégias de exploração equilibrada constitui por isso não só um grande desafio para a conservação da biodiversidade, mas também para o desenvolvimento de algumas das populações mais pobres do planeta.

A República Democrática de São Tomé e Príncipe é um dos mais importantes hotspots de biodiversidade do mundo; as suas florestas albergam 26 espécies de aves endémicas, sendo consideradas as segundas mais importantes de África para a conservação das aves. A caça é uma fonte fundamental de proteínas para as comunidades rurais de São Tomé, e nas áreas urbanas existe um número considerável de pessoas que extraem da caça todo o seu rendimento.

Entre as mais importantes fontes de carne de caça em São Tomé estão três espécies de pombos florestais: Columba thomensis e Treron sanctithomae, ambos endémicos da ilha, e Columba malherbii, que também existe nas pequenas ilhas do Príncipe e Annobón. Tal como no caso dos pombos da África continental, muito pouco se sabe sobre a pressão de caça e o seu impacto nestas espécies e os parâmetros biológicos necessários para aplicar índices de sustentabilidade de populações exploradas.

Os dois principais objectivos deste projecto foram:

i) obter a informação necessária para uma gestão dos pombos endémicos de São Tomé que garanta não só o uso deste importante recurso a longo prazo, mas também a manutenção dos seus importantes papéis ecológicos;

ii) testar e melhorar os modelos de exploração sustentável de espécies animais. A pequena área da ilha, a dimensão reduzida das populações de pombos, e as pressões cinegéticas que estas enfrentam, fazem com que os pombos de São Tomé sejam simultaneamente espécies prioritárias para a conservação e excelentes modelos para o desenvolvimento e teste de índices de exploração sustentável de recursos naturais, um dos tópicos de investigação ecológica mais actuais. Esperamos por isso fazer uma contribuição relevante tanto para o progresso desta área científica como para a conservação de um centro de endemismo de importância mundial.

Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0 Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php5) in Unknown on line 0