OBJECTIVOS:
• Evidenciar a importância da água na agricultura e na paisagem rural.
• Demonstrar a importância do ordenamento e gestão do espaço rural para a gestão da água.
• Desenvolver a noção de escala relativamente e fenómenos ligados à água, bem como as suas interdependências: a água nos seres vivos / alimentação; a água na paisagem; a água no planeta.
As visitas de estudo são estruturadas de acordo com três componentes.
"A água que nós comemos": é uma tentativa de relacionar a água na agricultura e a água na alimentação, a partir da compreensão de que se trata de um elemento essencial aos seres vivos. Esta temática é abordada numa horta, observando as plantas e exemplificando o funcionamento de alguns sistemas de rega.
"A água não vem só do céu": é o título da segunda parte da visita de estudo, apoiada, num primeiro momento, numa maquete representativa de uma paisagem rural, onde um sistema dinâmico mostra o funcionamento de uma parte do ciclo da água e, num segundo momento, num percurso dentro da Tapada da Ajuda, junto a uma linha de água.
"A água que não se vê": procura salientar a importância dos fenómenos de escoamento e acumulação de água no subsolo, sendo proporcionada às crianças uma visita a uma das minas de água existentes na Tapada da Ajuda.


