COORDENAÇÃO: Conceição Colaço, João Bugalho.
EQUIPA CEABN: Conceição Colaço, João Bugalho, Marco Matos.
As grandes transformações do espaço rural, grandemente influenciadas pelas políticas agrícola e ambiental, tornam especialmente urgente encontrar novos equilíbrios entre as funções produtivas e as funções ambientais, de modo a encontrar formas sustentáveis de desenvolvimento.
Esta foi, simultaneamente, a razão de ser e o tema central de um projecto de educação agro-ambiental que decorreu em Lisboa, sob o título "O Mundo Rural e a Conservação da Natureza", desencadeado por iniciativa do antigo Instituto de Promoção Ambiental e o Instituto Superior de Agronomia.
O principal objectivo do Projecto, expresso na candidatura ao financiamento comunitário, foi "divulgar a importância da gestão das explorações agrícolas e florestais, numa perspectiva de utilização sustentada dos recursos naturais e das tecnologias agro-ambientais, para a conservação e para o bem-estar do Homem". [IPAMB, 1994].
Foram desenhadas 10 campanhas temáticas seguindo o mesmo eixo de desenvolvimento temático: Produtos de Consumo/ Sistema Produtivo/ Conservação da Natureza
Os temas foram seleccionados tendo em conta um estudo sobre as potencialidades da Tapada da Ajuda para apoio pedagógico a actividades de educação ambiental, bem como o objectivo e tema central do Projecto e os assuntos mais facilmente relacionáveis com os conteúdos curriculares dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.
Cada tema foi desenvolvido recorrendo a uma exposição ou um jogo temático, complementado por um percurso de interpretação e/ou uma actividade no exterior.
As escolas inscreveram-se para a realização de uma visita de estudo no âmbito do tema pretendido (os temas foram variando ao longo dos anos) e foram, no local acompanhadas pelos monitores do Projecto (alunos universitários enquadrados a nossa equipa educativa), que conduziram os alunos no decurso das actividades propostas.
Os professores receberam antecipadamente um documento de apoio, com o qual se pretendia estimular o trabalho na escola: não só a preparação prévia da visita, como também - mediante algumas sugestões em concreto - o desenvolvimento de actividades complementares, pedagogicamente enquadradas.
Título da Campanha temática: O pão; A árvore e o papel; A sopa de pedra; A galinha ou o ovo?; O mel; Produtos tropicais; As frutas; O porco às avessas; O leite e a vaca; A água.
Produto(s) de consumo: Pão (de vários cereais); papel; Sopa e produtos hortícolas; Frango e ovos; mel; chá, café, algodão, açúcar, cacau; Frutas e produtos derivados de frutas; Alimentos derivados do porco; Leite e derivados do leite; Água e produtos agrícolas.
Sistema produtivo: Seara e estepe cerealífere; Florestas de produção; Horticultura; Vários sistemas agrícolas como habitats de aves; Apicultura, "Cash-crops"; Fruticultura; Suinicultura; Pecuária; A rega na agricultura.
Conservação da Natureza: Aves estepárias; Produção florestal sustentável; Ecologia das hortas; Conservação de espécies; Polinização e biodiversidade; Floresta tropical; Produtos químicos na agricultura; Porco de montanheira e montados de sobro e azinho; Pardos de lima e pastagens; A água na paisagem rural.
NOTA: A campanha "A Água" é a única que se encontra em funcionamento no presente ano lectivo.
Outputs do projecto:
- Artigo: "O Mundo Rural e a Conservação da natureza" Colaço, C., Garrett, C., (2002) in CD-Rom Actas, tema 5, do 1º Colóquio Psicologia Espaço e Ambiente, organizado pelo Departamento de Pedagogia e Educação - Secção de psicologia e pelo Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade de Évora. (em anexo).
- Artigo: Projecto "O Mundo Rural e a Conservação da Natureza". COLAÇO, M.C. & GARRETT, C. (1999). Revista Biol. (Lisboa) 17: 229-234. (na Biblioteca Baeta Neves para consulta).
- Poster: "Projecto "O Mundo Rural E A Conservação Da Natureza": Avaliar Para Quê?". Susana Fernandes, Conceição Colaço, Cristina Garrett, João Bugalho apresentado em Maio 2001 no Workshop "Educação para a sustentabilidade" organizado pela Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente, em Évora.(em anexo).
- Livro: GARRETT, C. & COLAÇO, M.C. (1999) - O Mundo Rural e a Conservação da Natureza - Educação Agro-Ambiental "Dez-em-Um", In: Projectos Demonstrativos de Educação Ambiental - 4 parcerias promovidas pelo IPAMB, IPAMB, Lisboa, pp.5-41.(na Biblioteca Baeta Neves para consulta)
- Colectânea de Textos Literários vol.I e vol.II (na Biblioteca Baeta Neves para consulta)