Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

COORDENAÇÃO: João Bento (UTAD).

EQUIPA CEABN: Francisco Castro Rego, Francisco Moreira e Maria João Maia.

OUTRAS INSTITUIÇÕES: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar - Laboratório de Nutrição e Escola Superior Agrária de Bragança.

Este projecto pretendeu caracterizar e avaliar o efeito de diferentes técnicas de controlo e gestão da vegetação no desenvolvimento da vegetação de sub coberto de povoamentos florestais, tendo como objectivo último a prevenção de incêndios florestais.

As técnicas de gestão da vegetação testadas incluíram o corte mecânico, o fogo controlado e o tratamento químico, tendo sido ainda testadas combinações dessas técnicas.

Paralelamente foi também testado o efeito da herbivoría (por animais domésticos e selvagens) no desenvolvimento da vegetação, sendo aqui de salientar os trabalhos complementares que foram realizados sobre a dieta de alguns herbívoros (e.g. caprinos, gamo, veado e javali).

Os conhecimentos adquiridos no decorrer deste trabalho, nomeadamente em termos de períodos de persistência dos tratamentos ensaiados, do ritmo e tipo de recuperação da vegetação verificados, bem como dos custos associados a cada tratamento, asseguraram uma mais eficiente afectação de recursos para o controle e maneio de vegetação em áreas florestais.