COORDENAÇÃO: Esteves Canyameras Ramoneda (DGPRMN, Catalunha) e Francisco Castro Rego (CEABN).
EQUIPA CEABN: Filipe Catry, Paula Lopes e Susana Dias.
OUTRAS INSTITUIÇÕES: Centre d'Essais et de Recherche de l'Entente (França), Universitá de Torino (Itália) e Direcção-Geral dos Recursos Florestais (Portugal).
O projecto GRINFOMED+MEDIFIRE foi um projecto europeu no âmbito da iniciativa comunitária INTERREG III B MEDOCC, que consistiu na elaboração de um programa comum entre diferentes regiões da Europa mediterrânica em matéria de predição e prevenção de grandes incêndios florestais. Este projecto assentou em 3 linhas de acção principais (ou projectos piloto):
i) a avaliação do risco de incêndio florestal;
ii) a planificação de áreas florestais e;
iii) o seguimento da vegetação florestal mediante imagens de satélite.
A participação portuguesa neste projecto foi coordenada pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF) e centrada no Algarve. A equipa do CEABN foi convidada a participar na equipa da DGRF, através de um protocolo e esteve envolvida no projecto piloto 1 - PP1: sistema de avaliação do perigo de incêndio e previsão do risco de grande incêndio florestal nomeadamente, para:
- Desenvolvimento de uma base de dados sobre os incêndios florestais da última década nessas regiões, organizada por número e área dos incêndios;
- Desenvolvimento, a partir da cartografia existente, de bases de dados específicas para incêndios com área superior a 50 hectares em SIG;
- Desenvolvimento de um mapa dinâmico de risco de incêndio;
- Contribuição para o desenvolvimento de um sistema de suporte à decisão.