COORDENAÇÃO: João Rabaça (Universidade de Évora).
EQUIPA CEABN: Alexandre Vaz, Ana Delgado, Francisco Moreira (Coordenação), Nuno Leitão, Rui Morgado e Susana Dias.
OUTRAS INSTITUIÇÕES: Centro de Ecologia Aplicada (Universidade de Évora).
Este estudo esteve integrado no "Programa de Monitorização do Património Natural da Área de Regolfo de Alqueva" promovido pela Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. (EDIA).
A participação do CEABN efectuou-se num regime de prestação de serviços no âmbito de um protocolo celebrado com a EDIA e a Associação de Desenvolvimento do Instituto Superior de Agronomia (ADISA).
O trabalho consistiu na monitorização das populações de algumas espécies de passeriformes na área de influência do regolfo de Alqueva (área conjunta das 11 cartas militares 1:25000 números 441, 452, 463, 474, 481, 482, 483, 490, 491, 492, 501) nos períodos pré-enchimento (fase de construção - 1999-2000) e pós-enchimento (fase de funcionamento - 2002-2003).
A amostragem das espécies-alvo, que se realizou no período primaveril, dividiu-se em duas estratégias-base:
a) uma estratégia de tipo Atlas, que teve como objectivo determinar o padrão geral de ocorrência das espécies na área de estudo;
(b) uma amostragem dirigida a espécies particulares com o objectivo de se efectuar uma análise mais detalhada das suas áreas de ocorrência bem como estimativas mais rigorosas das suas abundâncias na área de estudo.
Deste estudo resultou:
i) um mapeamento dos locais de ocorrência (ao nível da quadrícula Gauss 1x1 Km) de cada uma das espécies consideradas, bem como dos locais prioritários de um ponto de vista biológico, e áreas de maior riqueza específica;
ii) uma estimativa das abundâncias reprodutores das espécies estudadas;
iii) a identificação e avaliação dos principais impactes causados pelo enchimento da área de regolfo.