COORDENAÇÃO: CSIC-MNCN National Museum of Natural Sciences. Project Coordinator: Andrés Bravo-Oviedo.
EQUIPA CEABN InBIO ISA: Francisco Castro Rego, Ana Catarina Sequeira, Leónia Nunes
EQUIPA CEF ISA: Susana Barreiro, Margarida Tomé, Alexandra Correia
OUTRAS INSTITUIÇÕES: (ES) University of Oviedo, (ES) Ecoacsa, (FR) IEFC European Institute of Planted Forest, (ES) University of Valladolid, (ES) AGRESTA, (FR) INRAE, (ES) ITAGRA.
O espaço SUDOE necessita de florestas saudáveis e funcionais que garantam o fornecimento de bens e serviços para as sociedades rurais e urbanas.
O projeto COMFOR-SUDOE procura promover florestas complexas (mistas e irregulares) e plantações multi-espécie como uma alternativa adaptativa e resiliente face às alterações climáticas e ao declínio da biodiversidade. Estes tipos de florestas podem aumentar e, em muitos casos, melhorar a qualidade potencial dos serviços do ecossistema em comparação com outros sistemas florestais mais simples. A investigação no âmbito do SUDOE petende informar políticas e medidas de gestão inteligentes que promovam a diversificação das florestas, assegurando a transferência de conhecimentos e um equilíbrio de esforços na investigação, desenvolvimento e inovação transnacionais.
O projeto apresenta cinco objetivos específicos:
01 Quantificar e valorizar social e economicamente os serviços do ecossistema (biomassa para energia, madeira de qualidade, sequestro de carbono, melhoria do habitat e redução dos riscos abióticos e bióticos) associados a plantações mistas e florestas complexas no SUDOE.
02 Criar uma rede experimental conjunta de florestas complexas e plantações mistas na região do SUDOE visando o desenvolvimento de capacidades e transferência de conhecimentos.
03 Desenvolver uma estratégia inteligente de especialização para a gestão de plantações mistas e de florestas complexas no SUDOE.
04 Incentivar a especialização inteligente no domínio dos serviços ambientais (gestão de riscos e proteção da biodiversidade) e da energia de fontes renováveis (biomassa) no SUDOE, através da criação de redes de conhecimento, inovação e intercâmbio científico. Promover o valor tecnológico das florestas complexas (mistas e irregulares) e plantações mistas como ativos locais no SUDOE.
05 Reforçar o funcionamento sinérgico e em rede da I&D a nível transnacional nos sectores específicos do SUDOE, com base numa especialização inteligente.