O Projecto Green Heart of Cork (No Coração do Montado) da WWF Mediterrâneo em Portugal, e para o qual a equipa do CEABN contribuiu, foi um dos três finalistas dos Prémios da Comissão Europeia CAP Communication Awards 2013 na categoria Communication to stakeholders. Um júri independente, composto por um painel de especialistas nas áreas da comunicação, inovação, desenvolvimento rural e jornalismo, seleccionou o projecto da WWF em Portugal num total de 118 projectos candidatos.
O projecto Green Heart of Cork incide sobre a conservação da maior mancha de sobreiro do mundo e o maior aquífero Ibérico que se localiza no Vale Inferior do Tejo e do Sado e é dominantemente coberto por montado de sobro. Este projecto visa promover as práticas de gestão florestal sustentável compensando financeiramente os proprietários que adoptem estas práticas através da adesão à certificação da gestão florestal. Os pagamentos são feitos através de uma plataforma de empresas (entre as quais, por exemplo, a Coca-Cola) que, através do mercado voluntário, recompensam os proprietários que adoptem práticas de gestão florestal que contribuam para a conservação da biodiversidade e serviços do ecossistema gerados pelos montados de sobro.
As áreas prioritárias para implementação destes Pagamentos pelos Serviços do Ecossistema foram identificadas através de uma ferramenta WebGIS [consulte aqui] desenvolvida em parceria pela WWF, o Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves do Instituto Superior de Agronomia e a empresa de software open source Faunalia [consulte aqui]
Sexta-Feira, 20 de Dezembro de 2013
