You are here

Música na Floresta

Concerto da "Orquestra de Foles" na Tapada da Ajuda | 24 maio – 16 h
cartaz

A gaita-de-foles (ou gaita-de-fole) é um instrumento tradicional português, com larga implantação no território nacional (e não apenas na região norte), que suscita cada vez mais interesse, nomeadamente nas gerações jovens de músicos e musicólogos.

É um instrumento milenar, cuja origem é discutida pelos teóricos, e muito associada aos ambientes rurais e pastoris.

A sua sonoridade é associada a algum misticismo e a isso não é alheia a sua utilização em momentos de prazer (como festas), momentos de profunda reflexão e devoção (como cultos) ou momentos de fúria (como guerras).
É um instrumento feito de materiais disponíveis na natureza e construído artesanalmente, com base em conhecimentos empíricos, que a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles tem procurado estudar, divulgar e valorizar (http://www.gaitadefoles.net/gaitadefoles/default.htm).

Neste sentido, a Tapada da Ajuda, parque florestal, agrícola e botânico com cerca de 100 hectares, no coração de Lisboa, mas de muito desconhecido, é o local ideal para a fruição da música da gaita-de-foles em espaço florestal aberto, ouvindo a música da Orquestra de Foles (http://www.gaitadefoles.net/OrquestraFoles/default.htm), sentindo a floresta e vivendo a magia entre as duas.

Venha assistir e conhecer um som e um local especiais!

NOTA: Caso pretenda, poderá trazer mantas ou almofadas para se sentar. O espaço é natural e típico de um ambiente florestal.

A entrada na Tapada da Ajuda é gratuita se vier a pé. Se pretender entrar de carro, terá de pagar 1,5€ para o acesso.

O local do concerto dista cerca de 750 metros do portão da Rua Jau, por onde se fará a entrada.