Viver o Dia a Dia

O ISA integra-se num espaço verde de 100ha onde se localizam os laboratórios, as salas de aula, as zonas de trabalho e as infraestruturas de desporto e de lazer.

Além da componente letiva, o ISA proporciona um conjunto de atividades culturais, desportivas e recreativas, que são fundamentais para o reforço dos laços de companheirismo, partilha e entreajuda académica.

Seg
Qua
Sex

Agosto 2016

Viver no ISA

Últimas Novidades

RESULTADOS DO PROJETO FILMAGREGA - BIOPLÁSTICOS E REGA SUBTERRÂNEA

Este projeto que resulta de uma parceria entre a EPCA, o Instituto Superior de Agronomia, a Agromais, e a Agrotejo, no âmbito da medida 4.1 (Cooperação para a Inovação) do PRODER, iniciou-se em 2014 e pretende avaliar na prática e por quem sabe, o comportamento dos bioplásticos em comparação com o plástico convencional, bem como outras técnicas inovadoras, por forma a provar que os benefícios a longo prazo no ambiente serão muito importantes, associados a uma redução de custos e a um aumento da competitividade da atividade.

Prémios Científicos Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa (ULisboa), com o apoio do Banco Santander Totta, atribui seis “Prémios Científicos ULisboa/Santander Universidades” anuais, que visam premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade. O Júri poderá ainda atribuir até 12 Menções Honrosas.

Nesta categoria, a Professora Helena Margarida Nunes Pereira foi uma das premiadas na área de Agronomia.

Bolsas de Estudo ANA Solidária

As “Bolsas de Estudo ANA Solidária”, é uma iniciativa que se destina a apoiar o ingresso no ensino superior a alunos economicamente carenciados.

Os estudantes devem ter até 20 anos de idade e bom aproveitamento escolar (média igual ou superior a 14), residir num concelho limítrofe de um aeroporto da ANA, e ter frequentado o último ano do ensino secundário numa escola pública ali sediada. Adicionalmente, o rendimento per capita do respetivo agregado familiar não poderá ser superior ao salário mínimo nacional.

Bolsas de Estudo

A “Associação Duarte Tarré” atribui anualmente apoios a jovens estudantes com bom desempenho e com dificuldades económicas.

As bolsas destinam-se a alunos do Ensino Superior, até 25 anos, e com uma média superior a 14 valores.

As candidaturas encontram-se abertas de 15 de setembro a 15 de outubro.

Mais informações no site da Associação Duarte Tarré.

Professor do ISA fala sobre os fogos em Portugal

O Professor José Miguel Cardoso Pereira, docente do ISA e investigador na área da Ecologia e Gestão do Fogo, que participou no estudo efetuado em 2005, afirma que Portugal continua muito longe das melhores práticas em domínios como o uso do fogo controlada, a criação de uma rede de faixas de gestão de combustível ou o uso do gado miúdo como técnica ambientalmente sustentável de remoção de vegetação.

Atribuição de Bolsas de Doutoramento e de Apoio ao Doutoramento – 2016

Destinatários:

Candidatos que pretendem iniciar o desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor e que se encontrem aceites num ciclo de estudos de doutoramento da Universidade de Lisboa.

Estes devem ter sido aceites, ou estar inscritos, como estudantes de doutoramento pela 1ª vez no ano letivo de 2016/2017.

CEF-ISA Agreement with the Chinese Northwest A&F University

CEF/ISA AGREEMENT WITH THE CHINESE NORTHWEST A&F UNIVERSITY

The Forest Research Centre (CEF) signed on 18 July 2016 a cooperation agreement with the Chinese University of Agriculture and Forest ( Northwest A&F University).

It is based on the research of forest and forest products in general with special attention to cork. This agreement was signed by the School of Agriculture (ISA) President, Amarilis de Varennes,  CEF Coordinator, Helena Pereira and Professor Song Xiaozhou of the Northwest A&F University.

Acordo CEF-ISA com a Universidade Chinesa de Agricultura e Floresta

Foi assinado dia 18 de Julho, no ISA, um protocolo de cooperação entre o CEF – Centro de  Estudos Florestais e a Universidade Chinesa de Agricultura e Floresta (Northwest A&F University).

Este acordo tem como base a investigação da floresta e produtos florestais, em geral, dando especial atenção à fileira da cortiça. O protocolo foi assinado pela Presidente do ISA, Amarilis de Varennes, pela Coordenadora do CEF, Helena Pereira e pelo Professor Song Xiaozhou da Northwest A&F University.

Workshop "Madeira na construção: eficiência, sustentabilidade e aplicações"

Primeiro de um conjunto de workhops a realizar no domínio dos materiais de origem florestal, numa organização conjunta SPM/UA/ISA. Nesta primeira edição, o material a considerar é a madeira e a sua aplicação na construção civil.

Fogos de Vegetação - Da Escala Local à Global - Ciclo de sessões: da investigação à aplicação

O Centro de Estudos Florestais (CEF) pretende percorrer novos caminhos de disseminação do conhecimento para os gestores florestais e industriais, descodificando as componentes científicas da investigação e mostrando a sua potencial aplicação. Para tal iniciou em 2014 um ciclo de sessões ‘Da investigação à aplicação’ onde, de forma continuada, irá mostrar os resultados da sua investigação aos utilizadores.

Subscribe to Destaques