Problema de Data Science: Transformar décadas de investigação fragmentada em matéria de rega numa plataforma acessível que ajude a otimizar a rega e a apoiar práticas agrícolas sustentáveis em Portugal
A gestão da água na rega representa um dos maiores desafios para uma agricultura sustentável, particularmente em Portugal, onde os recursos hídricos exigem uma poupança e uma otimização cuidadosas. Décadas de valiosa investigação foram já realizadas, sendo que essa informação se revela muitas vezes dispersa e de difícil acesso para os agricultores, os técnicos de rega e outros stakeholders.
A complexidade dos dados de rega, aliada às necessidades dos diferentes intervenientes, constitui uma barreira importante na transferência de conhecimento da investigação para a prática. Os agricultores precisam de indicações práticas para saber exatamente quando e quanto regar, enquanto se conserva a água.
Este desafio estende-se para além do mero acesso às fontes de informação, exigindo também o desenvolvimento de ferramentas intuitivas que ajudem a aplicar o conhecimento na prática. Neste Hackathon, o desafio passou pelo desenvolvimento da plataforma Irrig.ISA — uma saída que permitirá dar uma nova organização às fontes de informação, mostrando-as de forma coesa, utilizando visualizações interativas facilmente interpretáveis pelos diferentes intervenientes, enquanto se respeitam as exigências práticas do sector.
O projecto propõe assim a democratização do acesso às fontes de informação, a organização de um conjunto de dados complexos de forma coesa e a promoção de um uso sustentável da água na agricultura, aumentando a eficácia da rega, enquanto se poupa um recurso escasso.
Detalhes do Hackathon
- Parceiro: ISA
- Domínio: Rega
- Ano: 2024
- Membros da Equipa: Filipe Felisardo, Ana Moreira, Rafael Rodrigues, Rubén Torrado, Lotte van Dam
- Orientadores ISA: Ana Russo, Rui Figueira
- Orientadores Parceiro: Teresa Afonso do Paço, João Rolim
- Github: https://github.com/isa-ulisboa/greends-hack2024-irrigisa