You are here

Professora do ISA vence concurso de bolaria

No âmbito do Dia da Cultura em Liberdade, organizado pelo Jardim Botânico da Ajuda
bolo

Este ano foram mais de 2500 pessoas que vieram às festas organizadas pelo Jardim Botânico da Ajuda entre 25 e 27 de Abril.

Destacamos o Dia da Cultura em Liberdade, 25 de Abril, inteiramente preenchido por actividades realizadas por pessoas relacionadas com o ISA, o qual teve momentos de grande qualidade proporcionados por funcionários, alunos, professores e voluntários habituais do JBA que tocaram piano, dançaram, representaram, pintaram, declamaram e...fizeram bolos!

O Master Cake do ISA contou com 7 magníficos bolos os quais foram avaliados por um júri especializado: Guiomar Machaz e António Machaz, donos do Restaurante Estufa Real e Vela Latina; Mário Rolando Peres, Formador de Pastelaria e Padaria; Catarina Prista, Coordenadora do Mestrado em Ciências Gastronómicas ISA/FCT. Depois de atenderem a vários aspectos, como o sabor, a textura e a apresentação, determinaram que o vencedor era o "Bolo Limoneno vero" cuja receita a Profª Cristina Cunha-Queda teve a amabilidade de nos dar:

Bolo Limoneno Vero

Ingredientes
4 ovos
230 g de manteiga
230 g de açúcar
200 g de farinha com fermento
2 laranjas

Preparação
Bater muito bem a manteiga com o açúcar.
Juntar as gemas uma a uma, a raspa das 2 laranjas e o sumo de 1. Bater até ter uma mistura bem homogénea.
Por fim, juntar a farinha e as claras em castelo.
Vai ao forno em forma untada com margarina.
Depois de cozido, desenformar e picar a superfície com um garfo.
Deitar por cima do bolo o sumo da outra laranja batido com açúcar em pó.

De onde vem o aroma dos citrinos? Do limoneno (1-metil-4-isopropenilcilohex-1-eno), substância química, orgânica, natural, encontrada em frutas cítricas (cascas principalmente de limões e laranjas ), volátil e, por isso, responsável pelo aroma que essas frutas apresentam.