You are here

CONVITE | Conferência - 12 OUTUBRO 2022, das 14h00 às 17h00 - Sala de Atos

“Advances in research to guide public policy and support national strategies for fire risk mitigation”

CONTEXTO

O contexto actual da governança do risco de incêndio encontra-se espelhado no Programa Nacional de Ação (PNA) que concretiza, no território continental português, as opções estratégicas definidas no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR), que são: 1) valorização dos espaços rurais através da sua monitorização; 2) gestão activa dos espaços rurais; 3) modificação de comportamentos; e 4) gestão eficiente do risco.

Desta forma, há metas a cumprir para a década 20-30, onde a redução dos incêndios para níveis aceitáveis envolve: a redução da área ardida total para 66,000 ha/ano; o decréscimo de fogos > 500 ha para 0.3% do total; e reduzir ao máximo a perda de vidas humanas. Em termos de gestão de combustíveis, esta tem que ser ancorada em conhecimento científico que permita localizar as unidades de tratamento na paisagem recorrendo à optimização e à definição criteriosa dos objectivos de gestão do fogo, integrando simultaneamente custos associados.

 

OBJECTIVOS

  1. Dar a conhecer como a temática está a ser desenvolvida nos EUA pelos Serviços Florestais Americanos, particularmente como os avanços na investigação possibilitam gerar informação de apoio à gestão do risco de incêndio e planeamento da gestão de combustíveis;
  2. Apresentar um estudo que resulta da colaboração em curso com os Serviços Florestais americanos e a com a Oregon State University, onde se quantifica o contributo da Rede Primária Estruturante para as metas nacionais;
  3. Estimular a discussão pública orientada para melhorar a capacitação e concretização de objectivos relacionados com a redução do risco de incêndio rural, identificando necessidades e sinergias entre entidades publicas e privadas.

 

PROGRAMA

(Moderação: Ana Sá & José Miguel Cardoso Pereira)

 

14:00 – 14:15h
Welcome reception

14:15 – 14:45h
The actual context of Fire Risk Governance (Tiago Oliveira)

14:45 – 15:15h
Contribution of Risk Science and Scenario Planning to Build the 2022 US Wildfire Crisis Strategy (Alan Ager)

15:15 – 15:45h
Discussion

15:45 – 16:00h
Conference break

16:00 – 16:20h
Using fire spread models to support the implementation of the nation-wide fuel break network in Portugal (Bruno Aparicio)

16:20 – 16:40h
Discussion

 

ORADORES CONVIDADOS

  • Tiago Oliveira: Doutorado em Engenharia Florestal e Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa. Especializou-se no tema da gestão e governança de risco, fruto de um percurso com mais 24 anos de experiência em actividades nacionais e internacionais no sector florestal e proteção contra incêndios. É desde 2018 o Presidente do conselho directivo da Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais (www.agif.pt). Antes, exerceu funções no sector privado (The Navigator) como responsável pelas áreas da Inovação e Desenvolvimento Florestal (2016-2017), gestão de risco florestal (2008-2016) onde cobriu programas operacionais de prevenção e combate a incêndios (www.afocelca.com) e projetos de I&D. Foi docente do Mestrado MedFor (2013-2017) para o ISA. De 1995 a 2022, com exceção de 2007 e 2017 participou em todas as campanhas de incêndios em diversas funções: Sapador Florestal Helitransportado, Coordenador de combate aéreo, Supervisor Regional, Coordenador Nacional,  Investigador científico, Assessor político e Gestor público. É autor de vários artigos e comunicações.
  • Alan Ager: Doutorado em Genética Florestal pela Universidade de Washington (EUA). É investigador na Rocky Mountain Research Station dos Serviços Florestais Americanos. Os seus principais interesses estão no design, desenvolvimento e teste de modelos quantitativos para esclarecer políticas discordantes e entender as compensações de gestão em várias escalas e domínios sociais e biofísicos. Esta informação é usada para analisar como a escala de planeamento e governança permite reduzir os impactos socioeconômicos e ecológicos dos incêndios florestais.
  • Bruno Aparicio: Estudante de doutoramento no ISA, com um plano de trabalhos que visa produzir informação para apoiar os gestores de incêndios na redução do risco de incêndio rural. A linha de investigação é baseada em simulações de comportamento e propagação do fogo como ferramenta de apoio à localização dos tratamentos de combustível face a diferentes objectivos de redução do risco. Recentemente, tem-se dedicado à priorização de troços da Rede Estruturante nacional para apoiar a implementação de estratégias de redução de combustível.

PÚBLICO ALVO

Dirigentes, quadros técnicos e especialistas na área dos incêndios rurais.

 

NOTA

A conferência será realizada presencialmente e com transmissão por streaming.

O inglês será a língua oficial do evento.

LINK

Entrar na reunião Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99625505042?pwd=VS8rQXlzTS90TlBqRHVuc2d6UzFmdz09

ID da reunião: 996 2550 5042
Senha de acesso: 521881