BioBlitz da Tapada

"Registar espécies através de Ciência Cidadã" é o tema da iniciativa InBIO - ISA que acontece de 15 a 17 de Maio 2020
Data 15, 16 e 17 de Maio 2020
Local Tapada da Ajuda, Lisboa

No coração da cidade de Lisboa o Parque Botânico da Tapada da Ajuda, ISA - ULisboa celebra a sua biodiversidade e abre as portas à iniciativa BioBlitz da Tapada.

Aliando as características de um espaço único da cidade de Lisboa ao conhecimento de investigadores especializados em ecologia de diferentes espécies, esta será uma actividade de cariz científico aberta à comunidade, que dará a conhecer muitas curiosidades e particularidades sobre os grupos biológicos da Tapada da Ajuda, promovendo a sua preservação.

Ao longo de três dias de actividades este evento promove a educação para a Biodiversidade, Ambiente e Sustentabilidade, através da divulgação do conhecimento da biodiversidade da Tapada da Ajuda e do contacto direto entre a comunidade e os investigadores.

Um fim de semana dedicado à descoberta e registo de espécies através de Ciência Cidadã! Participe!

O que é um BioBlitz?

Um BioBlitz é um evento em que se pretende encontrar e identificar o maior número possível de espécies numa determinada área e durante um curto período de tempo. Estes eventos reúnem cientistas, famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade, para juntos obterem uma imagem da biodiversidade de um determinado local, no caso específico, do parque botânico da Tapada da Ajuda.

Acesso e a quem se destina?

Esta é uma actividade para famílias, aberta a toda a comunidade e de participação gratuita.
É obrigatória a inscrição prévia nos grupos de espécies pretendidos, sendo o número de participantes limitado e adaptado a cada actividade.

Inscrição a disponibilizar em breve

Programa

O fim-de-semana de BioBlitz será dividido em vários momentos de acordo com o comportamento e período de actividade dos diferentes grupos de espécies. Os participantes percorrerão os locais da Tapada da Ajuda mais favoráveis à observação das espécies ​nos horários definidos. Todas as observações serão incluídas em base de dados abertas (como, por exemplo: inaturalist ou GBIF) ficando disponíveis para toda a comunidade.

programa de actividades a disponibilizar em breve

Organização

Este é um evento organizado pela equipa InBIO (CIBIO-CEABN) do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

O BioBlitz da Tapada é uma actividade de ciência cidadã que visa a educação para a preservação da biodiversidade, sustentabilidade e proximidade com a Natureza numa perspectiva de reforçar a importância do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 15 da Agenda 2030: "Proteger a Vida Terrestre”.

organização InBIO (CIBIO-CEABN) - ISA
contacte-nos a disponibilizar em breve