You are here

Festa Barroca no JBA

Tema: Visita do Marquês de Pombal por altura da construção do Jardim Botânico da Ajuda
Festa Barroca no JBA

Organização: Jardim Botânico da Ajuda (JBA)
Data: 17 de maio de 2015
Local: JBA, Calçada da Ajuda, Lisboa

Mais informações:
E-mail: botanicoajuda@isa.ulisboa.pt
Tele.: 213622503/924101712
Banquete – informações e reserva para geral@estufareal.mail.pt ou pelo 213619400

"Por tradição, o motivo para a fundação do Jardim Botânico da Ajuda foi a educação dos príncipes D. José e D. João, netos de D. José I, por influência de Michel Franzini seu professor. Há alguns anos atrás, um estimado colega já falecido, o Prof. Manuel Beja da Costa, dizia-me que essa motivação não era a adequada para o pensamento da época. Realmente, na preparação da “Festa Barroca” que será realizada no próximo dia 17 de Maio, Mário Fortes (Arquiteto Paisagista, IGESPAR) fez-me deparar com as palavras do próprio Domingos Vandelli, que diz coisas como E havendo na Ajuda hum dos mais ricos Moseos de Historia Natural, Jardim Botanico, e Laboratorio Chymico seria conveniente, q. o publico se aproveitase destes grandiozos estabeleciemntos erigindo huã Cadeira de Historia natural e Demonstração de Chymica e Não ha quem se aperfeiçoe na Historia Natural pª poder adiantar a Agricultura, Economia e descubrir novos generos pª augmentar o Commercio, Pelo que seria conveniente que nesta Corte houvesse huma Junta, ou Administração q. trabalhasse com. e neste tão interessante ramo de economia, e tivesse terreno não somente pelas necessárias experiencias, mas tambem para nelle se conservar todas as qualidades de plantas V. gr. todas as variedades detrigo, arós, milho, feijoens, grãos, e mais legumes, todas as espécies de ervas para pastos artificiais, as que dão Linho, as que servem, ou podem servir para a Tinturaria, ….

Este pensamento que faz do Jardim Botânico da Ajuda, desde sempre, um espaço para a investigação e o ensino (para todos), faz-nos repensar no papel dos Jardins Botânicos dos dias de hoje como instituições de investigação, conservação e educação e não somente de lazer, como em muitos casos está a acontecer.

Com a “Festa Barroca”, numa data próxima da do nascimento do rei D. João VI (13 de Maio de 1767) e do nascimento e morte do Marquês de Pombal (13 de Maio de 1699 e 8 de Maio de 1782, respectivamente), pretende-se a oferta de uma actividade cultural que traga ao Jardim Botânico da Ajuda um público que se interesse por este grandioso estabelecimento e nele descubra o gosto pelas Ciências das Plantas, que hoje em dia são disciplinas dos cursos do Instituto Superior de Agronomia, instituição a que o Jardim se encontra ligado desde 1910.

Esta actividade tem os co-financiamentos da Universidade de Lisboa, através do Apoio a Actividades Culturais de Professores e Investigadores da ULisboa e da Junta de Freguesia da Ajuda, contando ainda com a colaboração do grupo de actividades culturais de António Serrano, do grupo de teatro infantil Animarte, da Escola de Arte Equestre, e de muitas outros que representarão pessoas e ofícios da época, bem como das Flores do Montijo que contribuirão para a decoração da tenda da Estufa Real, onde decorrerá um banquete da época.