You are here

Liderança

O Freshness Lab é coordenado pelo Prof. Doutor Domingos Almeida.

Domingos Almeida é professor no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Engenheiro Agrónomo, mestre em Horticultura, Fruticultura e Viticultura, doutorou-se em Ciências Hortícolas pela Universidade da Florida e obteve o título de agregado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia. É membro sénior da Ordem dos Engenheiros (cédula profissional n.º 35861) e presidente da Associação Portuguesa de Horticultura. 

Tem ampla experiência gestão da investigação, desenvolvimento e inovação no sector agroalimentar, em ambiente académico e empresarial.

Domingos Almeida é autor ou coautor de mais de 200 títulos, entre os quais 59 indexados na WoS (Thomson Reuters). Como membro ativo, contribuiu para reuniões científicas e técnicas com mais de 200 comunicações incluindo 68 por convite. Integrou ou integra as comissões organizadora ou científica de 49 congressos, 28 dos quais de âmbito internacional.

Experiente na avaliação científica no contexto nacional e internacional, colaborou com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, Agência Nacional de Inovação e Agência de Inovação (Portugal), e com agências de apoio à investigação nos Estados Unidos, União Europeia e Chipre e é revisor das principais revistas científicas da sua área. Colaborou ainda na avaliação de projetos de empreendorismo de base tecnológica.

Na Universidade, para além do ensino, teve responsabilidades de gestão como coordenador de uma secção autónoma, de uma licenciatura e de um mestrado na área das ciências agrárias.

No setor privado, desempenhou funções de gestão em três empresas do sector agroalimentar e executou diversas atividades técnicas de engenharia nas especialidades agronómica e alimentar. 

A imersão na prática da gestão empresarial combinada com a docência, a gestão universitária e a investigação científica estruturou o seu pensamento sobre os desafios do conhecimento enquanto fator de produção no ambiente organizacional do setor agroalimentar.

A partir da sinergia entre a sua experiência académica e a sua experiência de gestão de inovação perspetiva continuar a criar e disseminar conhecimento útil para a promoção da competitividade do sector agroalimentar.


Visualizar meu perfil no LinkedIn rid-idsymbol4.gif Google_Scholar_logo.png