Workshop | Primeiros Socorros Psicológicos
Workshop | Primeiros Socorros Psicológicos
22 e 23 de outubro 2025 | 09h00 - 13h00 | Instituto Superior de Agronomia
- Número máximo de participantes: 15
- Público-alvo: Pessoal Técnico e Administrativo
Workshop Primeiros Socorros Psicológicos: https://forms.gle/UvM2YsnKLmSwfJfx6
Com: Professora Drª Joana Faria Anjos | Faculdade de Psicologia e INEM
Este curso visa capacitar a comunidade académica da Universidade de Lisboa a responder de forma competente, empática e humana a situações de crise psicológica, promovendo um ambiente mais inclusivo e seguro para todos/as. O curso tem como objetivo o desenvolvimento de competências no âmbito dos primeiros socorros psicológicos que facilitarão a prestação de cuidados em momentos de maior vulnerabilidade, contribuindo para o bem-estar individual e coletivo e oferecendo o apoio necessário àqueles que enfrentam dificuldades emocionais e psicológicas.
Objetivo:
Compreender a natureza das crises psicológicas e dos eventos potencialmente traumáticos, identificando o seu impacto na saúde mental.
Explorar os fundamentos dos Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) e aprofundar o modelo específico de PSP desenvolvido pela ULisboa.
Desenvolver competências para a deteção e apoio a pessoas em situações de urgência psicológica e psiquiátrica.
Aprender a identificar situações que requerem encaminhamento ou referenciação, conhecendo os recursos disponíveis na ULisboa, no SNS e na comunidade.



