Vai decorrer de quinta-feira, 11 de julho a sexta-feira, 12 de julho de 2024 em Mirandela a ESCOLA DE VERÃO SusTEC "Contribuições e desafios para a
sustentabilidade na apicultura: produtos de excelência"
.

Link para registo: https://forms.gle/fJP4hPyobQzmZt4e7

 

No fim-de-semana de 2 e 3 de Março de 2024 decorreu no Município de Ansião a V Conferência Ibérica sobre a Bolota (website e facebook). Incluídas no programa estavam duas apresentações de parceiros do projeto ACORNDEW.

O CIMO-IPB, em parceria com o ISA e com a FNAP, realizará no dia 24 de Maio, às 9h00, o webinar "Qualidade e valorização do mel: um desafio para o futuro".

Serão abordados os seguinte temas:

- Desafios do mercado do mel;

- O que há de novo nos parâmetros de qualidade do mel;

- Valorização do mel através da caracterização química;

- O papel das novas técnicas analíticas na rastreabilidade geográfica e botânica do mel;

Na semana de 25 a 29 de Julho vai decorrer a «SusTEC SUMMER SCHOOL - Biodiversidade no Montesinho», numa organização conjunta do Colab MORE, do Observatório de Montesinho Dionísio Gonçalves e do Instituto Politécnico de Bragança. Esta actividade pretende dar a conhecer e compreender conceitos de biodiversidade aplicados a áreas de montanha, transmitir conhecimento acerca da importância e dinâmica dos ecossistemas de Montesinho e desenvolver competências de socialização, trabalho em grupo, interpretação e discussão de dados científicos.

O Centro de Competências da Apicultura e Biodiversidade promoveu o workshop "Desafios da Fileira Apícola", que decorreu presencialmente em Castelo Branco no dia 21 de junho. A Co-Investigadora Principal Soraia Falcão (CIMO/IPB) foi oradora com o tema "Importância e valorização do mel de melada de Quercus sp.".

Decorreu entre os dias 16 e 18 de Maio o Encontro de Ciência 2022 no Centro de Congressos de Lisboa, onde a Co-Investigadora Principal Soraia Falcão (CIMO/IPB) teve oportunidade de divulgar o projeto ACORNDEW.

No decorrer da edição de 2021 da RuralCastanea - Festa da Castanha, no concelho de Vinhais, realizaram-se, a 7 de Novembro, as Jornadas da Apicultura promovidas pela Câmara Municipal de Vinhais, pelo Agrupamento de Produtores do Mel do Parque e pela Associação dos Apicultores do Parque Natural de Montesinho. Um dos temas apresentados foi a "Valorização do Mel de Melada do Parque Natural de Montesinho" pela Co-Investigadora Principal Soraia Falcão (CIMO/IPB).

Decorreu em Bragança, a 24 de Julho, a apresentação dos 6 projetos selecionados no âmbito do concurso FCT - Programa Internacional de Investigação sobre Montesinho - Montesinho International Research Awards. Os projetos foram apresentados ao longo de um percurso pedestre desde a aldeia Riomanzanas (Zamora), passando por Guadramil e terminando em Rio de Onor.

O passado dia 18 de Junho marcou o kick-off do projeto ACORNDEW, no Instituto Politécnico de Bragança, e que contou com a presença de todos os parceiros. Durante a reunião da manhã discutiram-se quais os passos a dar para o desenrolar dos trabalhos neste início de projeto, particularmente no que diz respeito à monitorização do desenvolvimento da bolota, da produção de melada e da presença de insectos neste primeiro Verão.

 

Quercus pyrenaica Willd.

 

Derivados de Bolota

 

Mel de Melada

 

Modelo de Produção