Instituto Pós-colheita de Pomóideas 2015: briefing já disponível

06/11/2015 - 00:32 até 31/12/2015 - 00:32
Nutrição para a qualidade e logística para mercados internacionais

A edição de 2015 do Instituto Pós-colheita de Pomóideas foi dedicada à «Nutrição para a qualidade e logística para mercados internacionais».

Depois de em 2014, 40 participantes discutiram a «Gestão Integrada da Qualidade num Contexto de Mudança Tecnológica», o Instituto prosseguiu a sua orientação estratégica e colocou na agenda técnica novas oportunidades de criação de valor. A incidência anormalmente elevada de bitter pit em maçã em determinadas zonas do país no ano de 2014 e o papel da nutrição na qualidade e capacidade de conservação dos frutos, bem como a necessidade de melhorar a gestão da temperatura no transporte internacional, terrestre e marítimo, com a sua intermodularidade justificaram as escolhas dos temas para discussão em 2015. A ação decorreu no dia 24 de novembro de 2015 no ISA, em Lisboa, com 29 participantes numa sessão de 10 horas.

Este ano o Instituto teve como formadores o Doutor Jesus Val do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Saragoça, Espanha, o Doutor Chris Bishop do Writtle College, University of Essex, Reino Unido e o Doutor Domingos Almeida do ISA-ULisboa.

Foi abordada a teoria e a prática da fertilização em cálcio em relação à qualidade dos frutos e analisaram-se com pormenor casos de deficiente controlo da temperatura em diversas situações da cadeia de abastecimento. Foram estudados os principais meios de transporte de produtos frescos e as particularidade de cada um. Analisaram-se diversos exemplos de destruição de valor devido a uma deficiente gestão de temperatura na cadeia de abastecimento.

No final discutiram-se desafios a abordar na proxima edição do Instituto Pós-colheita de Pomóideas, em 2016, tendo os participantes apontado temas relacionados com: armazenamento prolongado, frio e atmosfera controlada dinêmica, a sanidade na central e patologia pós-colheita, bem como a qualidade do ponto de vista do consumidor.

O resumo completo da sessão já está disponível aqui.