**NOTA: a realização do curso irá ser reportada para mais tarde, previsivelmente com início em Setembro ou outubro. As datas serão atualizadas logo que possível**
Total de quatro módulos temáticos (40 horas/módulo). A ordem dos módulos não é sequencial, i.e., os módulos são independentes, podendo o curso ser iniciado em qualquer módulo. Na última aula de cada módulo será feita a respetiva avaliação. Os formandos podem realizar o curso completo, cumprindo a totalidade dos quatro módulos ou poderão fazer uma frequência parcial de um conjunto de módulos selecionados, que poderão não ser consecutivos. Modalidade: Presencial (10 horas/semana) Opção 1 - horário pós-laboral, 2ªf a 6ªf das 17h30 às 20h00 Opção 2 – 6ªf 10h00-12h30, 14h00-16h30 e sáb. 9h30-12h30 Formato b-learning disponível se necessário/solicitado - o formando poderá escolher a forma de frequência em sistema semi-presencial, em que grande parte dos conteúdos será transmitido on line mas incluirá necessariamente situações presenciais, devendo indicar a sua opção na inscrição.
Curso completo (4 módulos) – 850€ (podendo ser fracionado) 1 módulo – 250€
A gestão, manutenção, conservação e restauro das infraestruturas verdes urbanas exigem profissionais com um elevado nível de formação específica e prática. Atualmente, na Assembleia da República, estão em discussão várias propostas de Projeto de Lei sobre a “Regulamentação da gestão do arvoredo urbano” que, entre outros aspetos, estipulam os critérios de gestão de arvoredo urbano por parte dos municípios, adoção de Boas Práticas de Arboricultura Urbana e a qualificação e profissionalização dos profissionais que atuam nesta área da Gestão das Infraestruturas Verdes. O objetivo deste programa de estudos é formar e capacitar especialistas nas distintas áreas da conservação, gestão e manutenção de arvoredo urbano, constituindo-se como uma formação conducente à micro-credenciação. Este programa de formação em Gestão do Arvoredo Urbano tem a duração total de 160 horas e organiza-se em quatro módulos independentes, podendo o curso ser iniciado em qualquer módulo. Pretende-se que o curso seja acreditado com ECTS, desde que os alunos frequentem com sucesso, no mínimo, dois módulos.
Candidaturas online através do portal Fénix, em:
https://fenix-edu.isa.ulisboa.pt/accountCreation *
* Para quem não tem ainda credenciais (para quem já tem credenciais, basta ir ao portal do Candidato na plataforma Fénix)
CML-Câmara Municipal de Lisboa
SCAP-Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (entidade representante do European Arboricultural Council em Portugal)
IEFP-Instituto do Emprego e Fromação Profissional
MÓDULO 2. Gestão do Perigo e Avaliação do Risco de Rutura [40 horas] 2.1. Anatomia e fisiologia da árvore 2.2. Defeitos estruturais 2.3. Biomecânica da árvore 2.4. Métodos de avaliação do risco de rutura 2.5. Os fungos e a madeira 2.6. Ferramentas de diagnóstico 2.7. Medidas de mitigação do risco e conservação de arvoredo 2.8. Legislação versus avaliação de risco de rutura de árvores
MÓDULO 3. Gestão da Infraestrutura Verde Urbana [40 horas] 3.1. Inventário e ferramentas de gestão da infraestrutura verde 3.2. O clima e o solo da cidade. Tipologia de substratos 3.3. Seleção de espécies 3.4. Planos de manutenção 3.5. Planos de gestão do risco 3.6. Árvores singulares e monumentais 3.7. Serviços de ecossistema e desserviços do arvoredo urbano 3.8. Valoração do arvoredo urbano
MÓDULO 4. Aspetos Práticos da Gestão da Infraestrutura Verde Urbana [40 horas] 4.1. Organização municipal e gestão operacional da infraestrutura verde 4.2. Redação de Informações Técnicas 4.3. Elaboração de especificações técnicas para contratualização de serviços externos 4.4. Elaboração e implementação de um plano municipal de gestão da infraestrutura verde urbana 4.5. Legislação e Financiamento das Infraestruturas Verdes Urbanas 4.6. Inovação, certificação e sustentabilidade na gestão de negócios dos serviços de ecossistemas 4.7. A infraestrutura verde urbana e os cidadãos: aspetos sociológicos e psicológicos da comunicação 4.8. Casos práticos
O desenvolvimento dos temas processar-se-á articulando momentos de intervenção estruturada por parte dos docentes (método expositivo), momentos de partilha (método ativo) e discussão coletiva em torno da análise de casos e a resolução de problemas (método resolução-de-problemas). Pretende-se envolver os formandos em trabalhos de pesquisa e reflexão permanente. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de simulação e de videoformação. O ensino será complementado por períodos de atendimento aos alunos.
A avaliação de cada módulo é feita com base em:
(1) - Participação nas discussões das aulas (25%);
(2) – Resposta a Teste/Elaboração de trabalho (estudo de caso) (75%).
A aprovação exige classificação de pelo menos 10 valores (em 20). Os formandos que realizem com sucesso todos os módulos obterão classificação final igual à média das classificações dos módulos.