Um novo projeto para restaurar solos europeus e fortalecer a agricultura sustentável
1.
2.

1st Press Release

O novo projeto europeu SOILRES – Soil Health and Crop Resilience through Biodiversity teve início a 1 de junho de 2025, com o objetivo de testar práticas que promovam a regeneração da saúde do solo, aumentem a resiliência das culturas e reduzam os impactos ambientais da agricultura na Europa.

Financiado pelo programa Horizon Europe e coordenado pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, o projeto reúne investigadores, agricultores e instituições de vários países, incluindo Dinamarca, Finlândia, França, Hungria, Itália e Portugal.

Portugal está representado pela Quinta da Cholda e por uma equipa do Instituto Superior de Agronomia, composta por David Fangueiro (LEAF), Francisca Aguiar (CEF), Henrique Ribeiro (LEAF), Mariana Mota (LEAF) e Ricardo Braga (LEAF).

O SOILRES irá explorar soluções baseadas na biodiversidade — como culturas de cobertura, bioestimulantes, compostos orgânicos, biochar e ferramentas digitais — adaptadas a diferentes sistemas de produção e condições regionais.

Seis casos de estudo, localizados em diversas regiões da Europa, servirão como plataformas de teste e demonstração, promovendo a partilha de conhecimento entre agricultores, investigadores e outros intervenientes do setor agrícola.

Para além de desenvolver estratégias práticas e economicamente sustentáveis de agricultura regenerativa, o projeto pretende também contribuir para a formulação de políticas públicas e alinhar-se com os objetivos estratégicos da União Europeia, nomeadamente as iniciativas “Do Prado ao Prato”, “Biodiversidade 2030” e a “Missão Solo: Um Acordo para a Europa”.

 

This project has received funding from the European Union’s Horizon Europe research and innovation programme under grant agreement No GA 101218994. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the granting authority. Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.