
Se você tem interesse em conhecer os avanços e inovações recentes na gestão do risco de incêndios florestais e no planeamento adaptativo, é bem-vindo(a) a participar do workshop / webinar de apresentação das inovações do projeto FIRE-RES, desenvolvido conjuntamente pela equipa liderada pelo Prof. Andrés Weintraub, do Instituto de Sistemas Complexos de Engenharia do Chile, e pela equipa ForChange, do Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, no dia 11 de novembro às 11h (UTC).
Inscreva-se em: https://forms.gle/tXmmCsmNi6dTyvNs7
A participação ao vivo facilitará o intercâmbio de conhecimento e informações, além de promover networking.
Participe online: https://zoom.us/j/91902081092?pwd=7pRgWeqr4jXGLzruUr7vG9aRjgk3Xx.1
ID da reunião: 919 0208 1092 Senha: 778976
Informações sobre os palestrantes:
• Andrés Weintraub
Graduado em Engenharia Civil Elétrica pela Universidade do Chile e doutor em Investigação Operacional pela Universidade da Califórnia, Berkeley. É professor do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade do Chile há mais de 40 anos.
Seus principais campos de pesquisa são os recursos naturais, em especial a gestão e a logística florestal. Trabalhou como consultor por muitos anos para o Serviço Florestal dos EUA e para a Indústria Florestal Chilena, para a qual desenvolveu diversos pacotes de apoio à decisão em transporte e colheita florestal. Esses sistemas também foram exportados e receberam o prestigioso Prémio Edelman, concedido pela Sociedade Americana de Investigação Operacional e Ciência da Gestão (INFORMS).
Andrés é autor de mais de 100 artigos científicos publicados em periódicos indexados, muitos deles nas áreas de gestão e planeamento florestal. Nos últimos oito anos, concentrou seu trabalho no problema dos incêndios florestais, com apoio de financiamentos no Chile e na Europa.
• Felipe La Barra
Engenheiro Agronomo com especialização em gestão ambiental e mestrado em Recursos Naturais.
Especialista em sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica, com experiência em florestas, incêndios, secas, mudanças climáticas e projetos pecuários.
Possui experiência na coordenação de projetos de pesquisa e aplicação, além do desenvolvimento de modelos de IA aplicada.
Atualmente integra o projeto Fire2A, liderando a seção de dados e coordenando projetos de investigação aplicada.
• José Borges
Doutor em Ciências Florestais (Universidade de Minnesota, EUA), professor associado no Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade de Lisboa.
Coordenador da Unidade IUFRO 4.04.04 — Planeamento de Gestão da Paisagem para Múltiplos Serviços Ecossistêmicos — e do Mestrado Erasmus Mundus Conjunto em Floresta Mediterrânea e Gestão de Recursos Naturais (MEDFOR).
Com mais de 25 anos de experiência em ensino superior, investigação e extensão, atua nas áreas de planeamento e gestão de recursos florestais e naturais e sistemas de apoio à decisão.
Coordenador do grupo de trabalho sobre Gestão Territorial Adaptativa do projeto H2020 FIRE-RES, e coautor da Estratégia Integrada de Gestão do Risco de Incêndios da UE, voltada para o desenvolvimento de paisagens resilientes e comunidades mais seguras.
Autor e coautor de mais de 120 publicações científicas internacionais revisadas por pares.
• Sérgio Fernández
Mestre em Ciências Florestais e Gestão de Recursos Naturais pelas universidades de Pádua (Itália) e Lisboa (Portugal), atualmente é doutorando em Uso Sustentável da Terra no ISA (Universidade de Lisboa).
Nos últimos dois anos, tem se dedicado à análise multicritério participativa para priorização de áreas de apoio à supressão de incêndios.
Mais recentemente, seu trabalho tem se concentrado na avaliação da aplicabilidade de simuladores de fogo no planeamento da gestão florestal.
• Susete Marques
Doutora em Engenharia Florestal (Universidade de Lisboa) e investigadora auxiliar no Centro de Estudos Florestais (CEF) do ISA – Universidade de Lisboa.
Coordenadora da Unidade IUFRO 3.04.01 – Análise e Modelação de Sistemas Operacionais.
Atua nas áreas de modelos de risco e danos de incêndios, planeamento da gestão florestal, otimização multicritério e análise de trade-offs.
É investigadora principal em dois projetos nacionais e participa ativamente de oito projetos nacionais e internacionais (FCT, FP7, COST, Marie Curie, H2020).
Coordenadora da Tarefa 2.3 – Design de paisagens florestais resistentes e resilientes no projeto FIRE-RES.
Coautora de 39 publicações científicas internacionais revisadas por pares e 6 capítulos de livros.














