Workshop: Innovating wildfire risk management and adaptive planning

Se você tem interesse em conhecer os avanços e inovações recentes na gestão do risco de incêndios florestais e no planeamento adaptativo, é bem-vindo(a) a participar do workshop / webinar de apresentação das inovações do projeto FIRE-RES, desenvolvido conjuntamente pela equipa liderada pelo Prof. Andrés Weintraub, do Instituto de Sistemas Complexos de Engenharia do Chile, e pela equipa ForChange, do Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, no dia 11 de novembro às 11h (UTC).

Inscreva-se em: https://forms.gle/tXmmCsmNi6dTyvNs7

A participação ao vivo facilitará o intercâmbio de conhecimento e informações, além de promover networking.
Participe online: https://zoom.us/j/91902081092?pwd=7pRgWeqr4jXGLzruUr7vG9aRjgk3Xx.1
ID da reunião: 919 0208 1092 Senha: 778976


Informações sobre os palestrantes:

• Andrés Weintraub
Graduado em Engenharia Civil Elétrica pela Universidade do Chile e doutor em Investigação Operacional pela Universidade da Califórnia, Berkeley. É professor do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade do Chile há mais de 40 anos.
Seus principais campos de pesquisa são os recursos naturais, em especial a gestão e a logística florestal. Trabalhou como consultor por muitos anos para o Serviço Florestal dos EUA e para a Indústria Florestal Chilena, para a qual desenvolveu diversos pacotes de apoio à decisão em transporte e colheita florestal. Esses sistemas também foram exportados e receberam o prestigioso Prémio Edelman, concedido pela Sociedade Americana de Investigação Operacional e Ciência da Gestão (INFORMS).
Andrés é autor de mais de 100 artigos científicos publicados em periódicos indexados, muitos deles nas áreas de gestão e planeamento florestal. Nos últimos oito anos, concentrou seu trabalho no problema dos incêndios florestais, com apoio de financiamentos no Chile e na Europa.


• Felipe La Barra
Engenheiro Agronomo com especialização em gestão ambiental e mestrado em Recursos Naturais.
Especialista em sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica, com experiência em florestas, incêndios, secas, mudanças climáticas e projetos pecuários.
Possui experiência na coordenação de projetos de pesquisa e aplicação, além do desenvolvimento de modelos de IA aplicada.
Atualmente integra o projeto Fire2A, liderando a seção de dados e coordenando projetos de investigação aplicada.


• José Borges
Doutor em Ciências Florestais (Universidade de Minnesota, EUA), professor associado no Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade de Lisboa.
Coordenador da Unidade IUFRO 4.04.04Planeamento de Gestão da Paisagem para Múltiplos Serviços Ecossistêmicos — e do Mestrado Erasmus Mundus Conjunto em Floresta Mediterrânea e Gestão de Recursos Naturais (MEDFOR).
Com mais de 25 anos de experiência em ensino superior, investigação e extensão, atua nas áreas de planeamento e gestão de recursos florestais e naturais e sistemas de apoio à decisão.
Coordenador do grupo de trabalho sobre Gestão Territorial Adaptativa do projeto H2020 FIRE-RES, e coautor da Estratégia Integrada de Gestão do Risco de Incêndios da UE, voltada para o desenvolvimento de paisagens resilientes e comunidades mais seguras.
Autor e coautor de mais de 120 publicações científicas internacionais revisadas por pares.


• Sérgio Fernández
Mestre em Ciências Florestais e Gestão de Recursos Naturais pelas universidades de Pádua (Itália) e Lisboa (Portugal), atualmente é doutorando em Uso Sustentável da Terra no ISA (Universidade de Lisboa).
Nos últimos dois anos, tem se dedicado à análise multicritério participativa para priorização de áreas de apoio à supressão de incêndios.
Mais recentemente, seu trabalho tem se concentrado na avaliação da aplicabilidade de simuladores de fogo no planeamento da gestão florestal.


• Susete Marques
Doutora em Engenharia Florestal (Universidade de Lisboa) e investigadora auxiliar no Centro de Estudos Florestais (CEF) do ISA – Universidade de Lisboa.
Coordenadora da Unidade IUFRO 3.04.01 – Análise e Modelação de Sistemas Operacionais.
Atua nas áreas de modelos de risco e danos de incêndios, planeamento da gestão florestal, otimização multicritério e análise de trade-offs.
É investigadora principal em dois projetos nacionais e participa ativamente de oito projetos nacionais e internacionais (FCT, FP7, COST, Marie Curie, H2020).
Coordenadora da Tarefa 2.3 – Design de paisagens florestais resistentes e resilientes no projeto FIRE-RES.
Coautora de 39 publicações científicas internacionais revisadas por pares e 6 capítulos de livros.