Submissões abertas para a edição especial “Integrated Assessment of Global Environmental Change and Forest Ecosystems”

As investigadoras do CEF Susete Marques e Ana Maria Cuartas são as editoras convidadas do número especial “Integrated Assessment of Global Environmental Change and Forest Ecosystems”

Nas últimas décadas, a comunidade científica global tem vindo a reconhecer cada vez mais o papel crítico que os ecossistemas florestais desempenham na regulação do clima, no apoio à biodiversidade e na manutenção dos meios de subsistência humanos. À medida que as alterações ambientais globais, tais como as mudanças climáticas, as transformações do uso do solo e a perda de biodiversidade se aceleram, a necessidade de uma abordagem integrada para avaliar o seu impacto nos ecossistemas florestais torna-se cada vez mais urgente.

Este número especial reunirá investigação de ponta que explora modelos inovadores, estudos empíricos e quadros políticos destinados a compreender as relações complexas entre os ecossistemas florestais e as alterações ambientais globais.

Temas:
– Impactos das alterações climáticas na estrutura e função das florestas
– Dinâmica do carbono florestal e potencial de atenuação das alterações climáticas
– Fatores de mudança do uso do solo e de desflorestação
– Biodiversidade e serviços ecossistémicos sob pressão
– Respostas políticas e de gestão

Submissão de propostas até 25 de julho de 2025

Os trabalhos devem ser submetidos em www.mdpi.com. Todas as submissões que passarem na verificação prévia serão revistas por pares. São convidados artigos de investigação, artigos de revisão e comunicações breves.

Mais informações em mdpi.com