O Gestor de Ciência do Departamento Científico do Parque Nacional da Gorongosa, Miguel Lajas, vai falar sobre o trabalho desenvolvido pelo Departamento Científico do Parque Nacional da Gorongosa no próximo Seminário CEF/CEABN.
“What happens in the Science Department of Gorongosa National Park” é o título do próximo Seminário CEF/CEABN, que terá lugar dia 20 de dezembro, das 12h30 às 13h30, no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia (ISA). O convidado será Miguel Lajas do Departamento Científico do Parque Nacional da Gorongosa.
Desde 2004, o Projeto Gorongosa tem utilizado a ciência para orientar a gestão adaptativa dos ecossistemas e da vida selvagem do Parque Nacional da Gorongosa, integrando a conservação com as necessidades e aspirações das cerca de 200.000 pessoas que habitam a zona Tampão. A estratégia de restauração foca-se sobretudo em facilitar a recuperação natural das populações remanescentes, através da proteção dos recursos naturais, da redução da caça furtiva e do envolvimento das comunidades locais. Este processo de recuperação natural foi complementado, no caso de algumas espécies, por translocações e reintroduções provenientes de outras regiões da África Austral.
Miguel Lajas completou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária na Universidade de Lisboa em 2015 tendo desenvolvido a sua dissertação de mestrado na Reserva do Niassa em Moçambique, onde estudou a ocorrência de parasitas gastrointestinais em leões. Trabalhou como veterinário do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico em Silves de 2016 a 2018. Iniciou o Doutoramento em Biodiversidade Genética e Evolução (BIODIV) na Universidade do Porto em 2018 e através do qual se tem dedicado a estudar a ecologia do serval (Leptailurus serval).