Investigadoras do CEF / ISA reuniram decisores-chave para identificar áreas prioritárias de intervenção em zonas ardidas do Vale de Sousa, no âmbito do projeto FIRE-RES.
No dia 28 de novembro, a equipa FIRE-RES do Instituto Superior de Agronomia (ISA) organizou uma sessão de focus group no Tâmega e Sousa (Penafiel) com diferentes decisores com o objetivo de identificar áreas prioritárias de intervenção nos perímetros das áreas ardidas do Vale de Sousa. Esta identificação teve por base um conjunto de critérios e sub-critérios relevantes, definidos em colaboração com os atores da paisagem florestal do Vale de Sousa, utilizando uma abordagem participativa e multi-critério.
O evento foi organizado pelas investigadoras do Centro de Estudos Florestais (CEF) Sara Casados e Ana Cuartas, com a participação do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas NORTE, Parque das Serras do Porto, GTF de Penafiel e Castelo de Paiva, Associação Portucalea, Associação Florestal do Vale de Sousa, Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa e REN – Redes Energéticas Nacionais. De salientar a colaboração do CoLAB ForestWISE, parceiro do projeto FIRE-RES e líder do Living Lab Vale do Sousa, através do CEF / ISA.
As fases seguintes terão como objetivo definir o peso de importância de cada um dos critérios e subcritérios definidos nesta atividade através de um questionário online.
Mais informação sobre o projeto FIRE-RES em forestwise.pt.