Projetos relacionados com o controlo de pragas

Os investigadores do CEF desenvolvem vários trabalhos relacionados com o controlo de pragas. Exemplo desse trabalho são os projetos ASTER, HOMED, LOT 2 e BioD’Agro, que contam com a participação dos Professores Manuela Branco, José Carlos Franco, Paulo Branco e a investigadora Elsa Borges.
O projeto ASTER tem como objetivo é construir um modelo de gestão para pequenos produtores de tomate da Bacia do Mediterrâneo, baseado nos princípios agroecológicos.
O HOMED – Gestão Holística de Pragas e Doenças Florestais Emergente é um projeto Europeu que visa desenvolver ferramentas de gestão de pragas e doenças florestais, quer de espécies invasoras quer nativas emergentes, que ameaçam as florestas europeias (https://homed-project.eu/).
O BioD’Agro – Sistema operacional inteligente de informação e suporte à decisão em agrobiodiversidade está a desenvolver um sistema inteligente de informação e apoio à decisão em localizações com baixa conectividade digital, que permite a monitorização remota da vinha, bem como a promoção da biodiversidade local e da sustentabilidade ambiental, sem comprometer a produtividade agrícola (https://biodagro.wearespaceway.com).
O projeto LOT2: “Biology of xylem-sap feeding insect vectors and potential vectors of Xylella fastidiosa in Portugal” pretende estudar a cigarrinha das espumas, espécie presente em toda a Europa e frequente em Portugal, que se alimenta do xilema de uma multiplicidade de plantas hospedeiras, desde árvores a arbustos ou plantas herbáceas.