A equipa do CEF responsável pelo projeto Optimus Prime – “Otimização de Infraestruturas Verdes em vales agrícolas irrigados para promoção da qualidade e biodiversidade” publicou 13 fichas informativas focadas nas diversas temáticas abordadas durante a execução do projeto.
O Optimus Prime é um projeto ISA-CEF, coordenado pela Profª Teresa Ferreira, e tem como parceiros a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC-ID) e duas associações de Agricultores: a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia (ARVBS) e a Agrotejo.
O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (PTDC/ASP-AGR/2977/2017) e tem como objetivo quantificar a biodiversidade e os serviços de ecossistema proporcionados pelas EFAs (áreas de foco ecológico) em sistemas de agricultura irrigada, bem como identificar as configurações de habitat que providenciam a capacidade máxima dos serviços de ecossistema.
O Optimus Prime pretende ainda simular o fornecimento de água e serviços de biodiversidade para diferentes cenários futuros de alterações climáticas e de desenvolvimento agrícola, bem como proceder à análise e contabilização dos custos económicos e das compensações resultantes da implementação das políticas agroambientais.
A primeira ficha informativa foca-se na Qualidade e design da Infraestrutura Ecológica em planícies irrigadas.