Projeto com colaboração do CEF em destaque no Jornal Público

A Professora do Centro de Estudos Florestais, Maria da Conceição Caldeira, e o Professor Miguel Bugalho, do Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” (CEABN) deram uma entrevista ao Jornal Público.

Estes Professores do Instituto Superior de Agronomia (ISA) estiveram em destaque no jornal por coordenarem o sítio experimental português do projeto de investigação global Nutrient Network (NutNet).

O ISA iniciou esta experiência em 2012, como parte de um projeto global sobre o impacto dos fertilizantes nas pastagens, que ocupam 40% da área terrestre.

A experiência NutNet decorre na Charneca do Infantado, perto de Samora Correia, uma propriedade pertencente à Companhia das Lezírias. É aqui que está instalada a única interação portuguesa na experiência global.

O pedaço de terreno dividido em três talhões, com várias parcelas de 25 metros quadrados, onde a pastagem cresce sob diferentes condições a nível de nutrientes, tem hoje 131 terrenos equivalentes distribuídos por todo o mundo.

“O projeto NutNet tem como objetivo estudar globalmente a dinâmica das pastagens, um tipo de ecossistema que ocupa 40% da área terrestre (excluindo a Gronelândia e a Antárctida) e é importante ao nível da produtividade primária, mas que como todos os outros ecossistemas do planeta tem sofrido com a ação humana.”

Aceda à reportagem completa em https://bit.ly/41F1inw